Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa

O Troféu Câmara Legislativa volta a prestigiar a produção audiovisual do DF, premiando longas e curtas exibidos até sexta-feira (18) na Mostra Brasília

Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa
Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa

Isabella Almeida (estagiária) - Agência Cldf - 16/11/2022 14:09:15 | Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

aqui..

Os filmes da Mostra Brasília começaram a ser exibidos gratuitamente no Cine Brasília na terça-feira (15/11). Três obras, dois curtas, Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Desamor, de Herlon Kremer e um longa-metragem, Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo, inauguraram a competição pelo Troféu Câmara Legislativa , que distribuirá R$ 240 mil em prêmios.

Juliana Drummond, apresentadora da Mostra Brasília nesta edição do festival, pontuou que a categoria de exibição se firmou relevante no cenário de celebração do cinema. “Consolidou-se muito importante para o audiovisual, não só pela premiação (do Troféu Câmara), mas pela presença do público.”

Interrompido em 2018, o Troféu Câmara teve um retorno digno de grande estreia, como as de cinema. A sala do Cine Brasília, com 606 poltronas, ficou pequena para a quantidade de pessoas e para os tão atentos olhos de quem assistia às obras produzidas no Distrito Federal. Entre um filme e outro, burburinhos e opiniões sendo manifestadas de maneira quase inaudível, ao fim, comentários sobre muitas lágrimas que escaparam durante Capitão Astúcia.


Para Vítor Pinheiro, diretor executivo de Desamor, a emoção de ter o filme exibido no 55º Festival de Cinema de Brasília, no mesmo lugar onde ele deu início à carreira, é indescritível. “Estou muito feliz, pois foi aqui onde eu comecei com o festival de curtas de escola públicas.”

Rafael de Andrade, diretor de Super-Heróis comentou a respeito de sua obra, “é um filme que trata de dois universos, da imaginação infantil e também fala do universo dos seriados japoneses dos anos 70.”

Filipe Gontijo, responsável pela direção de Capitão Astúcia, agradeceu ao público e contou que o roteiro havia sido criado há muito tempo. “O roteiro existe há mais de 10 anos. É um super herói que não voa, que não tem raio laser, mas o super-poder dele é acreditar, e foi assim que surgiu o filme, acreditando.”

Gontijo ainda comentou que quando a tela do cinema se apaga a obra permanece com os telespectadores. “A gente cria uma coisa que some daqui (tela), mas fica um pouquinho no coração.”


Conheça as obras apresentadas


-Super-Heróis

Os super-heróis famosos se ocupam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Heróis anônimos podem estar mais perto do que imaginamos e, neste divertido filme, eles serão relevados.


-Desamor

Heloísa é uma senhora aposentada que convive com seu marido Alfonso ao longo de vários anos. A rotina e o desgaste da relação fazem com que ela reavalie seu casamento e considere a possibilidade de terminar o matrimônio de uma maneira nada convencional.


-Capitão Astúcia

Aos 80 anos, um letreirista de gibi resolve se tornar super-herói para salvar o mundo da volta do Akira, um misterioso tocador de harpa laser que aparecia na TV nos anos 1990. O herói arrasta o neto, o frustrado Santiago, nessa aventura. A parceria improvável se transforma em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará um ajudante de super-herói para que o avô enfrente a velhice com a mesma valentia que encarna o Capitão Astúcia.


Os próximos dias de Mostra Brasília


Dia 16/11 (quarta-feira) 18h


Plutão não é tão longe daqui (Curta-metragem)

Augusto Borges e Nathalya Brum


Manual da pós-verdade (Curta-metragem)

Thiago Foresti


Profissão livreiro (Longa-metragem)

Pedro Lacerda

Dia 17/11 (quinta-feira) 18h


Virada de jogo (Curta-metragem)

Juliana Corso


Tá tudo bem (Curta-metragem)

Carolina Monte Rosa


Afeminadas (Longa-metragem)

Wesley Godim

Dia 18/11 (sexta-feira) 18h

Reviver (Curta-metragem)

Vinícius Schuenquer


O pastor e o guerrilheiro (Longa-metragem)

José Eduardo Belmonte


Levante pela Terra (Curta-metragem)

Marcelo Cuhexê


Para saber mais sobre os filmes, acesse o site do Festival de Cinema de Brasília.

Comentários para "Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório