Ministério Público do DF e Iphan discutem estratégias para educação sobre patrimônio histórico e cultural do DF

Encontro teve o objetivo de debater a formalização de um termo de cooperação técnica entre as instituições

Ministério Público do DF e Iphan discutem estratégias para educação sobre patrimônio histórico e cultural do DF
Ministério Público do DF e Iphan discutem estratégias para educação sobre patrimônio histórico e cultural do DF

Secretaria De Comunicação Do Mpdft - 24/09/2025 09:55:43 | Foto: Secretaria de Comunicação do mpdft

Os titulares da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), o promotor de justiça Roberto Carlos Batista, e da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), a promotora de justiça Yara Maciel Camelo, se reuniram com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, na última terça-feira, 16 de setembro. O encontro teve o objetivo de debater a formalização de um termo de cooperação técnica entre as instituições, voltado à preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural do Distrito Federal.

Durante a reunião, foram abordados aspectos da parceria, que inclui o fortalecimento de ações educativas nas escolas públicas do DF voltadas à conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e cultural com material já produzido pelo Iphan Nacional em projetos com a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Além disso, foram discutidos os próximos passos para a formalização do termo de cooperação e implementação das ações conjuntas entre as duas instituições.

O promotor de justiça Roberto Carlos Batista avaliou que a reunião foi produtiva, destacando que a integração entre o MPDFT e o Iphan se mostra essencial para fortalecer a educação patrimonial e consolidar a preservação da memória cultural do DF. Segundo ele, “a parceria permitirá não apenas o desenvolvimento de projetos educativos , mas também a criação de um compromisso coletivo com a valorização da história, da identidade e do patrimônio cultural da região e o sentimento de pertencimento dos estudantes”.

A promotora de justiça Yara Maciel Camelo ressalta que a preservação do patrimônio só se concretiza quando a sociedade reconhece nele parte da própria identidade. “A escola desempenha papel fundamental nesse processo, pois é nela que os jovens têm contato com valores de cidadania e pertencimento. Investir na educação patrimonial é investir em uma sociedade mais consciente e comprometida com sua memória e cultura”, afirma.

Projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF”

O projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF”, desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem por objetivo estimular entre os jovens a consciência sobre identidade cultural, memória coletiva e pertencimento ao território em que se situam.

O projeto prevê palestras, oficinas, visitas guiadas a instituições culturais, produção de material educativo acessível e atividades interativas voltadas à educação patrimonial, em parceria com instituições culturais como o Iphan. O Instituto disponibilizará publicações e material por ele produzido para subsidiar as atividades.

Comentários para "Ministério Público do DF e Iphan discutem estratégias para educação sobre patrimônio histórico e cultural do DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório