Zhang Zhenfang (esquerda), Yang Jing (centro) e Tan Qinglun se apresentam com instrumentos musicais tradicionais chineses em St. Gallen, Suíça, no dia 28 de abril de 2023.
Por Wang Qibing E Lian Yi - Agência Xinhua - 05/05/2023 09:16:43 | Foto: Reprodução Xinhua/Lian Yi
No começo da noite na antiga cidade suíça de St. Gallen, nordeste da Suíça, os moradores locais se juntaram na Sala de Concertos St. Gallen, de 114 anos, para assistir a um concerto de música clássica chinesa.
Tocada com instrumentos musicais tradicionais chineses, "A Moonlit Night on the Spring River", que foi a abertura do concerto, cativou o público com uma melodia simples e elegante. Antes da apresentação, Yang Jing, que toca pipa, um instrumento tradicional chinês, apresentou esta peça de música clássica chinesa com o nome de um longo poema do poeta chinês Zhang Ruoxu da Dinastia Tang.
"A música tradicional chinesa tem uma longa história. Como a China é rica em idiomas e diversificação geográfica, a música não é diferente", escreveu Yang no folheto do concerto. "Agradecemos à Orquestra Sinfônica de St. Gallen pelo convite para a tradicional apresentação com instrumentos musicais chineses".
"A música não tem fronteiras", disse Florian Scheiber, diretor de concertos da Orquestra Sinfônica de St. Gallen, organizador e produtor do projeto. "Espero que as pessoas não ouçam apenas músicas europeia e americana, mas de todos os lugares".
Scheiber disse à Xinhua que sempre teve a ideia de "organizar músicos de todo o mundo para tocar músicas locais em St. Gallen, incluindo os da China, Japão, Irã, Uzbequistão e outros países", isso resultou nesse concerto chamado "Música Clássica da China."
"Quero que mais pessoas conheçam outros tipos de música e entendam outras culturas", disse ele. "É uma grande honra receber diferentes estilos musicais do mundo inteiro, especialmente música clássica chinesa. Realmente gostamos".
O trio de música tradicional chinesa composto por Yang Jing, Zhang Zhenfang e Tan Qinglun tocaram 14 músicas clássicas chinesas, incluindo "Fisherman's Song at Dusk", "Shadows of Apricot Blossoms", "Ambush from Ten Sides", " Moon Reflected on Erquan", "Kucha Dance" e "Su San Searches Solution".
O solo de pipa de Yang "Ambush from Ten Sides" foi o ápice da apresentação com um ritmo animado e apaixonado. Na segunda metade do concerto, "Su San Searches Solution", uma peça especialmente arranjada e ensaiada para esse concerto, integrando instrumentos musicais tradicionais chineses, Ópera de Beijing e elementos de rap, gerou uma reação animada do público. Uma popular canção folclórica suíça foi tocada no bis do show, recebendo muitos aplausos.
"No solo de pipa 'Ambush From Ten Sides', ouvi cavalos e dois grupos lutando entre si", disse Regula Koenig, instrumentista de St. Gallen. "Os músicos são muito profissionais, adoramos e estamos emocionados porque a música é tão antiga e tem tanta história".
Achando a música chinesa e os músicos tradicionais chineses muito interessantes, a moradora local Monika Amann disse que "cada país tem sua cultura, acho que devemos ouvir mais músicas para conhecer melhor a cultura chinesa".
"É muito emocionante ouvir música familiar aqui. Acho que os moradores locais são muito fascinados pela música clássica chinesa, pois assistiram a todos os detalhes da apresentação", disse uma mulher chinesa na plateia.
"Cada país pode ter sua história e nacionalidade, mas a música é universal. Civilizações de todos os tipos podem trocar conhecimento sobre as culturas e a comunicação", disse ela.
Yang Jing (esquerda) e Tan Qinglun se apresentam com instrumentos musicais tradicionais chineses em St. Gallen, Suíça, no dia 28 de abril de 2023. (Xinhua/Lian Yi)
Tan Qinglun toca instrumento musical tradicional chinês Xiao, uma flauta vertical de bambu, em St. Gallen, Suíça, no dia 28 de abril de 2023. (Xinhua/Lian Yi)
Comentários para "Música clássica chinesa cativa antiga cidade suíça":