Nissan Kicks cresce na segunda geração para competir com SUVs de porte médio

A segunda geração do SUV foi apresentada nos EUA em março de 2024.

Nissan Kicks cresce na segunda geração para competir com SUVs de porte médio
Nissan Kicks cresce na segunda geração para competir com SUVs de porte médio

Eduardo Sodré, São Paulo, Sp (folhapress) - 25/04/2025 11:34:17 | Foto: O motor 1.6 16V do Kicks Play é o mesmo do Kicks 2024 e continua acoplado ao câmbio automático do tipo CVT com 6 marchas simuladas e modo “Sport” Crédito:Divulgação

O novo Nissan Kicks permaneceu de portas fechadas durante o evento realizado na fábrica brasileira da montadora, em Resende (RJ). Os vidros revestidos com uma película escura não permitiam ver o interior, mas esse não era o primeiro contato com o carro.

A segunda geração do SUV foi apresentada nos EUA em março de 2024, sendo lançada seis meses depois. Em novembro, durante visita à State Fair of Texas, feira que ocorre no estado americano desde o século 19, foi possível conhecer o utilitário da marca japonesa, que não é tão compacto quanto antes.

O modelo exibido no evento de Dallas era uma unidade da versão SR 2.0 a gasolina (140 cv), com preço equivalente a R$ 160 mil. O porte chamou a atenção, bem como o espaço interno. Não foi possível dirigi-lo, já que o motivo da viagem, feita a convite do grupo Stellantis, era a apresentação da picape RAM 1500.

O Kicks visto nos EUA foi produzido no México. O modelo nacional será idêntico, mas há uma alteração mecânica significativa: a adoção do motor 1.0 turbo flex, que deverá ser o mesmo que equipa o Renault Kardian (125 cv).

A Nissan ainda não divulgou informações técnicas sobre a segunda geração de seu SUV, mas as dimensões comprovam o que os olhos veem.

O novo Kicks cresceu 6 cm em relação ao anterior. Agora são 4,37 m de comprimento, mais do que os concorrentes Volkswagen T-Cross (4,19 m), Hyundai Creta (4,33 m) e Honda HR-V (4,33 m).

É também superior na distância entre os eixos, com 2,66 m. Nessa medida, que é determinante para o espaço disponível na cabine, supera até alguns SUVs de porte médio. Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, por exemplo, têm 2,64 m.

Com o crescimento, o novo Nissan vai buscar consumidores em uma faixa de mercado acima da atual, cujos preços iniciais ultrapassam os R$ 150 mil. O andar de baixo, contudo, não ficará vazio.

A montadora manteve o Kicks de primeira geração em linha, agora com o sobrenome Play. O motor 1.6 flex (113 cv) permanece, bem como o câmbio automático do tipo CVT. O preço parte de R$ 117.990.

Haverá ainda um outro SUV compacto nacional, que ainda não foi revelado. Não há data para o lançamento desse modelo, que faz parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que está sendo aplicado no país.

A linha de montagem nacional recebeu 98 novos robôs e um sistema de reciclagem. Uma prensa de pequeno porte reaproveita as rebarbas de aço que sobram após a confecção de peças como laterais e portas.

O novo modelo deve manter a plataforma usada hoje no Kicks Play, mas seu preço pode ser menor, para competir com Renault Kardian (a partir de R$ 106.990) e Volkswagen Tera, que está prestes a ser lançado.

Comentários para "Nissan Kicks cresce na segunda geração para competir com SUVs de porte médio":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório