Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS assina primeiro empréstimo não soberano na China

NDB fornecerá aproximadamente 358 milhões de yuans, US$ 50 milhões equivalentes em RMB, ao Banco de Huzhou para financiar uma série de projetos de desenvolvimento de infraestrutura sustentável em Zhejiang

Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS assina primeiro empréstimo não soberano na China
Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS assina primeiro empréstimo não soberano na China

Agência Xinhua Brasil - 01/06/2024 09:54:46 | Foto: Xinhua/Fang Zhe

aqui..

O Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB, em inglês) assinou um acordo de empréstimo para apoiar o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis na Província de Zhejiang, no leste da China, marcando a última atualização do seu primeiro empréstimo não soberano na China, anunciou na terça-feira o banco.

Sob o acordo, o NDB fornecerá aproximadamente 358 milhões de yuans, US$ 50 milhões equivalentes em RMB, ao Banco de Huzhou para financiar uma série de projetos de desenvolvimento de infraestrutura sustentável em Zhejiang.

O empréstimo ao banco chinês será emprestado a mutuários do setor privado para financiar projetos de infraestrutura sustentável nos setores de energia limpa e eficiência energética, transporte e logística, bem como água e saneamento, de acordo com o NDB.

Especificamente, o contrato de empréstimo assinado facilita a participação do setor privado na resolução de atrasos de infraestrutura e na ampliação de investimentos, além de aumentar o impacto do desenvolvimento no mercado local.

"O NDB embarcou na concessão de empréstimos não soberanos na China. Destaca a dedicação do NDB em apoiar o setor privado no financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável que se alinham com as agendas de desenvolvimento de nossos países membros", disse Vladimir Kazbekov, vice-presidente e diretor de operações do NDB, na cerimônia de assinatura realizada na sede do NDB em Shanghai, acrescentando que o NDB pretende alocar 30% do financiamento global para operações não soberanas entre 2022 e 2026.

O NDB foi estabelecido pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no BRICS e outras economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento, complementando os esforços existentes de instituições financeiras multilaterais e regionais para o crescimento e desenvolvimento global.

Comentários para "Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS assina primeiro empréstimo não soberano na China":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório