Novo regulamento global definirá critérios sobre veículos autônomos

Regras a serem adotadas pela Comissão da ONU para a Europa cobrem Sistemas de Direção Automatizada, ADS; medidas permitem movimento de veículos sem motorista em vias públicas com disposições uniformes de segurança

Novo regulamento global definirá critérios sobre veículos autônomos
Novo regulamento global definirá critérios sobre veículos autônomos

Agência Onu News - 10/02/2026 18:44:57 | Foto: Agência Onu News

A Comissão Econômica da ONU para a Europa, Unece, anunciou a criação de um projeto de regulação global destinado a facilitar a introdução segura de veículos autônomos em estradas públicas em todo o mundo.

A proposta surge após uma década de avanços tecnológicos e desenvolvimentos regulatórios, acompanhados por dois anos de consultas intensivas e redação técnica.

Disposições uniformes de segurança e metodologia de validação
Segundo o documento, o projeto de regulamento sobre Sistemas de Condução Automatizada, ADS, permitirá a implementação de veículos capazes de circular em vias públicas sem supervisão de um condutor.

A proposta foi adotada pelo Grupo de Trabalho da Unece sobre Veículos Automatizados/Autônomos e Conectados, Grva, na última reunião, realizada entre finais de janeiro de 2026.

De acordo com a Unece, o projeto define disposições uniformes de segurança e uma metodologia harmonizada para validação de veículos equipados com ADS, baseada numa abordagem de “caso de segurança” e em processos robustos de investigação e desenvolvimento.

Regras harmonizadas
A secretária executiva da Unece, Tatiana Molcean, afirmou que “a adoção deste projeto de regulamento demonstra a relevância global das plataformas regulatórias lideradas pela ONU”.

A representante sublinhou que regras harmonizadas são essenciais para evitar abordagens nacionais fragmentadas e para apoiar segurança, acesso ao mercado e inovação na indústria automóvel.

O presidente do Grva, Richard Damm, declarou que o projeto mostra que “segurança, inovação e confiança pública podem avançar juntas”, acrescentando que os especialistas continuarão a desenvolver regulamentações para funcionalidades de condução automatizada nos níveis 2, 3 e 4.

Origem e próximos passos do projeto de regulamento
O projeto de regulação baseia-se no Documento-Quadro sobre Veículos Automatizados/Autônomos, adotado em 2022, que identificou princípios essenciais para segurança e proteção de veículos automatizados.

O texto também incorpora diretrizes e recomendações sobre requisitos ADS, avaliações e métodos de teste, adotadas em junho de 2024, para apoiar o desenvolvimento regulatório.

A proposta será submetida ao Fórum Mundial para a Harmonização das Regulamentações de Veículos, WP.29, da Unece. Espera-se que a adoção seja feita na próxima sessão, prevista para 23 a 26 de junho de 2026.

Antes disso, o Grva deverá finalizar disposições técnicas relacionadas com recolha de dados para ADS. Caso seja aprovado pelo Fórum Mundial, o regulamento global entraria em vigor imediatamente.

Estados Unidos, China e Japão acompanham processo
Durante a sessão, foi anunciado que o Departamento de Transportes dos Estados Unidos publicou, a 23 de janeiro de 2026, um pedido de comentários sobre o projeto, com o objetivo de definir a posição oficial do país antes da votação prevista para junho.

A China indicou que irá elaborar o seu padrão nacional seguindo a estrutura do regulamento global e que também irá recolher comentários.

O Japão manifestou satisfação com o processo e acolheu positivamente o resultado do trabalho desenvolvido. Vários países europeus também acolheram a criação do regulamento global.

Principais características do projeto de regulação sobre ADS
Segundo a Unece, o projeto pretende responder às necessidades de mercados diversos e promover inovação, garantindo simultaneamente o mais elevado nível de segurança rodoviária.

Entre os principais elementos destacados estão:

Sistema de Gestão de Segurança, SMS, que inclui governança de segurança ao longo do ciclo de vida do veículo, exigindo processos e competências obrigatórias, além de auditoria e certificação para garantir conformidade.

Credibilidade dos testes, que se refere aos requisitos destinados a demonstrar a credibilidade de ambientes e métodos de teste, incluindo ferramentas e simulações virtuais;

Caso de segurança, onde os fabricantes deverão comprovar, através de alegações estruturadas, argumentos e evidências, que o ADS cumpre requisitos orientados para resultados e não apresenta risco injustificado;

Monitorização e reporte em serviço, Ismr, que é o mecanismo de feedback contínuo para acompanhar desempenho, reportar às autoridades e permitir correções e melhorias;

Sistema de Armazenamento de Dados para Condução Automatizada, Dssad, a capacidade de registrar e armazenar dados relevantes para a segurança e desempenho do ADS.

Apoiar implementação mundial e evitar fragmentação regulatória
A Unece afirmou que o regulamento visa fornecer um caminho regulatório claro e confiável para apoiar a implementação mundial de veículos autônomos. Dessa forma espera-se garantir coerência entre países e evitar múltiplas abordagens nacionais divergentes.

A proposta representa, um passo importante no desenvolvimento de regras globais para a circulação segura de veículos autônomos em estradas públicas.

Comentários para "Novo regulamento global definirá critérios sobre veículos autônomos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório