Agência Brasília* | Edição: Chico Neto - 17/01/2022 - 11:46:06
Para comemorar a abertura do Curso Internacional de Verão, a Escola de Música de Brasília (EMB) apresentou, neste domingo (16), a ópera O Caixeiro da Taverna, de Guilherme Bernstein, com regência do maestro Edvan Moraes. Aberto ao público, o espetáculo teve como palco o Teatro Levino de Alcântara, da própria escola. Foram adotadas todas as medidas de prevenção contra a covid-19, como limitação de público, espaçamento e uso obrigatório de máscaras.
R$ 1,6 milhão Recursos do Pdaf destinados pela Secretaria de Educação ao Curso Internacional de Verão
O Caixeiro da Taverna é baseada na obra homônima do dramaturgo Martins Pena (1815-1848), introdutor da comédia de costumes no Brasil. “Ópera é essencialmente teatro com música, e esse trabalho é interessante, principalmente para quem está começando a assistir ao gênero, porque é em português”, pontua. “Às vezes, a gente vai assistir uma ópera em italiano e diz ‘não entendi nada, não consegui acompanhar a história”.
Vitoria Rodrigues, de 20 anos, pela primeira vez assistiu a uma ópera. “Nunca tinha vindo, e acho que a iniciativa de abrir ao público é uma coisa boa, e eu gosto de música – quem sabe depois de hoje não resolvo estudar?”, comentou.
O curso
Em sua 43ª edição, o Curso Internacional de Verão vai desta segunda (17) ao dia 29, período durante o qual haverá aulas de práticas instrumentos musicais e capacitação em canto. A Secretaria de Educação destinou R$ 1,6 milhão para as atividades a serem desenvolvidas, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).
Leia também
Escola de Música abre inscrições para o Curso de Verão
As aulas serão ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno, presenciais e on-line, a depender da modalidade que o candidato escolheu. “O Civebra [Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília] é um dos mais importantes cursos de verão na área de música do Brasil, não só a erudita, mas a popular, inclusive com oficinas de especialização”, avalia o diretor da ópera, Lício Bruno, que também atuará como professor no Civebra.
Nesta edição, a EMB celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna. O evento mudou os rumos da arte no país, trazendo uma proposta inovadora, com mais liberdade de expressão e valorização da cultura brasileira.
Também presente ao espetáculo de abertura do curso, a estudante Letícia Helena de Lima, de 19 anos, aprendeu a tocar clarineta na EMB. “A gente tem contato com professores de fora de Brasília e aprendemos bastante em um curto período”, contou. “Por exemplo, em vez de ter uma aula com um professor que vai apontar um a um os nossos problemas, a gente tem uma aula mais abrangente e percebemos formas diferentes de lidar com os mesmos problemas. Com isso, conseguimos desenvolver mais o nosso instrumento”.
Confira aqui a lista atualizada das atividades do Curso Internacional de Verão.
* Com informações da Secretaria de Educação
Trata-se de uma obra fundamental para conhecer aspectos da vida e obra de Silva raramente explorados em outras publicações.
No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração
Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos
Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros
A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual
“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira
Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela
Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro
Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças
O álbum traz ainda Berimbau, de Vinicius e Baden Powell, que ainda nem era chamado de afro-samba. Outro exemplo: a faixa Nanã (Coisa Nº 5), que estaria no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, lançado em 1965.
Pelos temas, pelas múltiplas estéticas e pela interpretação, o disco se faz a partir de diferentes, pessoais e fascinantes olhares
Comentários para "‘O Caixeiro da Taverna’ abre Curso Internacional de Verão":