×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de maio de 2022

Parque da Cidade em Brasília se transforma em uma autêntica vila de Natal

Parque da Cidade em Brasília se transforma em uma autêntica vila de NatalFoto: Renato Araújo / Agência Brasília

Parte da programação natalina oficial do Distrito Federal, a Praça Eduardo & Mônica e o Lago do Pedalinho ganharam iluminação, apresentações e uma árvore flutuante

Jéssica Antunes, Da Agência Brasília - 19/12/2019 - 16:46:30

Faz dez anos que Flávia Borges dos Santos, 37 anos, deixou o quadradinho (apelido de Brasília) para trás. Brasiliense que agora vive no Paraná, ela voltou à capital com o filho para passar as festas de fim de ano.

Em solo candango, onde cresceu, ela encontrou algo nunca antes visto: uma vila natalina no meio de um dos maiores parques urbanos do mundo.

A dança de cores e arte em uma árvore flutuante, iluminada com 20 metros de altura é o ponto alto de um projeto gratuito que vai levar cultura, história e diversão para quem visitar o Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Fica ali no estacionamento 10, ao lado da Praça Eduardo & Mônica e do Lago do Pedalinho , que também entraram no espírito natalino. Tudo gratuito.

“Para as crianças é um encanto. Para nós, adultos, é uma surpresa”, define a veterinária Flávia. Aaron, o filho curioso de cinco anos, alimentou uma árvore dos desejos com uma mensagem de Feliz Natal escrita do próprio punho, e acompanhou a história dos natais de Brasília projetados no teto de um domo. “É nostálgico. Está um clima incrível, lúdico, com história, cultura, que alimenta o clima de natal”, disse a mãe.

O evento é promovido pela organização não-governamental Associação Amigos do Futuro com apoio do Governo do Distrito Federal. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa é executora do termo de fomento realizado a partir da destinação de emendas parlamentares. Essa é a primeira vez que o Parque da Cidade vira cenário para programação natalina oficial como parte do Natal Sempre Monumental.

Luz e emoção

No Lago do Pedalinho, a árvore flutuante pode ser vista de longe. Nos gramados, uma Vila de Luz Encantada tem 1,2 mil metros quadrados com 70 árvores de LED que formam ipês, pinheiros, coqueiros e palmeiras. O cenário que chama atenção de longe é alvo de cliques de quem prestigia o espaço. A iluminação especial permanecerá até 6 de janeiro.

O naturopata Moisés Ramires levou os filhos, Salomão e Olga para conhecer a decoração do Natal no Parque da Cidade

O naturopata Moisés Ramires, 56 anos, se organizou para levar os filhos, Salomão e Olga, ao local de uma forma diferente. Frequentadores assíduos do parque, o morador da Asa Sul acredita que a iniciativa pode atrair mais pessoas para usar o espaço. “O conjunto de atrações é interessante, diferente, bonito.Chama atenção e estimula. Esse ano o Natal em Brasília está diferente”, observa.

Há programação especial até a véspera Natal. De segunda a sexta-feira, às 18h30, começam as cantatas e corais natalinos. Aos sábados e domingos, o local é palco de apresentações teatrais, atividades infantis e oficinas de sustentabilidade ao longo do dia.

Perto da data em que Brasília celebra 60 anos (21 de abril de 2020), a história dos natais da capital também faz parte da atração. A experiência é contada por seu Juça e seu neto Teteu no teto de um domo instalado no gramado, equipado com pufes e almofadas.

No dia 24, o encerramento contará com um dia de ação social dedicada e atendimento para a comunidade carente. A ação é apadrinhada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha, e inclui shows e a presença de um Papai Noel.

Legado público

Organizador do projeto, Fernando Borges conta que o Parque da Cidade foi escolhido após pesquisa de um ponto estratégico, de fácil acesso ao público e que representasse Brasília. “Desde 2014 a gente adota um espaço e promove melhorias. Descobrimos que nunca houve nenhum evento natalino no parque. Viemos trazendo a história dos 60 natais da cidade”, conta.

Haverá ainda o plantio de 500 árvores, além da revitalização da praça Eduardo & Mônica com melhorias no jardim e renovação da placa com a música escrita peo cantor e compositor Renato Russo que dá nome ao espaço.

“É especial receber uma estrutura natalina pela primeira vez na história do parque”, celebra o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues. “O governador Ibaneis me pediu tratar todas as pessoas com carinho e respeito ao próximo, buscando parceiros para tornar ainda melhor o uso do espaço. O Natal Sempre Monumental ainda abre oportunidade para as pessoas de talento da cidade”, explica.

Pela primeira vez na cidade, a designer potiguar Patrícia Almeida, 53 anos, elogiou o uso do espaço público para o projeto. “Achei lindo, maravilhoso e criativo. Guardadas às devidas proporções, lembra o Natal Luz de Gramado [no Rio Grande do Sul]”, apontou.

Ela foi guiada por Luiz Cesar, analista de sistemas de 46 anos, carioca que morou no DF, mas mudou-se para a capital do Rio Grande do Norte há 15 anos. “Essa parte do parque realmente está muito boa. Aqui é um ponto turístico importante, já esteve abandonado. É bom ver revitalizado e com bom uso”, opinou.

Natal Sempre Monumental

Data: até 6 de janeiro de 2020

Horário: 18h30 às 2h

Local: Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Programação: www.instagram.com/natalmonumental

Entrada gratuita

Comentários para "Parque da Cidade em Brasília se transforma em uma autêntica vila de Natal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Festival nacional de fotografia promove periferias brasileiras

Festival nacional de fotografia promove periferias brasileiras

Ceilândia, periferia da capital do país, abriga a segunda edição do projeto Foto de Quebrada

Monitoramento 24 horas por dia no DF protege vítimas de agressores

Monitoramento 24 horas por dia no DF protege vítimas de agressores

SSP acompanha casos de mulheres atendidas por medidas protetivas de urgência. Desde março de 2021, tecnologia alertou para descumprimentos de determinações judiciais e motivou três prisões

Zoológico de Brasília preparado para enfrentar o frio

Zoológico de Brasília preparado para enfrentar o frio

O amor está no ar, e a natureza agradece

Hepatite misteriosa: Adolescente passa por transplante em PE e caso é investigado

Hepatite misteriosa: Adolescente passa por transplante em PE e caso é investigado

“No caso desta adolescente, todos os exames foram realizados e não houve a identificação da causa da doença. Por isso, o diagnóstico dela seria de hepatite, em sua causa mais desconhecida.”

MP do DF quer informações sobre leitos de UTI e campanha para incentivar vacinação contra a Covid-19

MP do DF quer informações sobre leitos de UTI e campanha para incentivar vacinação contra a Covid-19

Secretaria de Saúde deverá informar, no prazo de dez dias, sobre o legado dos leitos de UTI pós-pandemia. MPDFT também solicita campanha de conscientização sobre vacinação

Donos de cachorros de grande porte são condenados por ataque

Donos de cachorros de grande porte são condenados por ataque

A decisão foi unânime.

Moradores de rua do DF tem abrigo provisório para noites de frio

Moradores de rua do DF tem abrigo provisório para noites de frio

São 100 vagas para pernoite das 20h às 8h, por ordem de chegada

Distrito Federal recebe projeto pioneiro para reciclagem de bituca de cigarro

Distrito Federal recebe projeto pioneiro para reciclagem de bituca de cigarro

Com apoio da Administração do Plano Piloto e do SLU, empresa paulista instalou 100 coletores; iniciativa foi apresentada no Museu da Limpeza Urbana

Projeto 'Conte lá que eu canto cá' se apresenta para estudantes do DF

Projeto 'Conte lá que eu canto cá' se apresenta para estudantes do DF

O grupo ainda quer mais. Uma das metas para próximas temporadas é inserir no repertório novos autores e compositores e mira o olhar para as culturas do Norte e Sul do país.

Distrito Federal registra um estupro de vulnerável por dia

Distrito Federal registra um estupro de vulnerável por dia

No 1º trimestre, 82,2% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes aconteceram no ambiente familiar

Servidores da CGU decidem entrar em greve a partir de 30 de maio

Servidores da CGU decidem entrar em greve a partir de 30 de maio

Com essa decisão, o número de carreiras em greve sobe para quatro