Por Maria Tereza Santos - Saúde é Vital - 15/12/2019 - 11:41:59
Cerca de 1 500 espécies de peixes marinhos e 4 500 de água doce são vendidas no mundo como animais de estimação — no Brasil, trata-se do quarto pet mais comum, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Porém, nem sempre esses bichos recebem o tratamento adequado, o que os deixa estressados e com a imunidade abalada. Isso contribui para o surgimento de doenças, especialmente em bettas, peixes-dourados, carpas, colisas, barbus e tricogasters.
“Os problemas incluem uso de água de má qualidade, alimentação incorreta, ausência de equipamentos e falta de manutenção dos aquários ”, relata o veterinário Pedro Henrique Magalhães Cardoso, da Universidade de São Paulo, que liderou uma revisão de estudos sobre o assunto.
A verdade é que os peixes também precisam de proteção fora dos rios e oceanos.
Fique atento a escamas eriçadas, barbatanas corroídas, olhos esbranquiçados e presença de ferimentos, sangramentos, verrugas e acúmulo de material que lembra algodão na pele dos peixes. São pistas de que eles foram acometidos por vírus, bactérias ou fungos.
“Sem tratamento rápido, tudo isso quase sempre leva à morte” alerta Cardoso.
Água limpinha: use um filtro ozonizador com radiação ultravioleta no aquário. Ele limpa a água e mata agentes infecciosos.
Aquário nota 10: “Faça as manutenções com produtos próprios do mercado de aquarismo”, orienta Cardoso.
Loja confiável: ela deve ter um técnico qualificado e contar com o aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Ajuda profissional: consulte um especialista antes da compra. Ele ensinará a zelar pelo aquário e pelo bem-estar do peixe.
As autoridades de Walldorf escreveram que
No entanto os pets também necessitam de cuidados e atenção durante esse período, principalmente em relação aos pelos
Pocha e Guillermina estavam vivendo em um ecoparque na Argentina
Além dos cuidados com a integridade do animal, é muito importante o afeto trocado com o pet
Segundo Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, diversos episódios podem causar traumas nos pets e, por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.
Doggi lança a 'licença PETernidade', benefício que assegura dois dias de folga para colaborador cuidar dos novos amigos
Doações voluntárias são para o centro cirúrgico do Serviço Público Veterinário (Hvep) e podem ser entregues até o dia 31 de agosto; parte das doações também pode ir para os Amigos da Zoonose
Incorporados à dieta dos pets, esses suplementos alimentares colaboram com a qualidade de vida e longevidade
Prazo para quem quiser reagendar o procedimento não deve exceder um mês da primeira data marcada, salvo em casos de doença do animal
Animais estavam sem comida em casa de condomínio no interior paulista
O bombardeio ao Zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv na Ucrânia, repercutiu a possibilidade de sacrificar aproximadamente 6.180 animais nos próximos dias.
Comentários para "Peixes de estimação exigem cuidados especiais":