Brasil - Brasília - Distrito Federal - 27 de novembro de 2021

Pesquisadores confirmam presença de onça-parda na zona oeste do Rio

Pesquisadores confirmam presença de onça-parda na zona oeste do RioFoto: Cenap - Icmbio / Divulgação

Espécie chegou a ser considerada extinta

Por Vinícius Lisboa – Repórter Da Agência Brasil - Rio De Janeiro - 23/10/2021 - 19:18:47

Vestígios reunidos desde 2007 por pesquisadores confirmaram a presença de onças pardas em áreas de preservação ambiental na zona oeste do Rio de Janeiro. A descoberta ganhou forma quando, no ano passado, câmeras de segurança do Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, flagraram o felino durante a madrugada.

Assista ao vídeo

Com base nesses achados, o grupo publicou um artigo científico neste mês na revista Check List , em que destaca que esse é o primeiro registro comprovado do animal na capital fluminense em cerca de 80 anos. A espécie chegou a ser considerada extinta na lista municipal de fauna e flora ameaçada.

Também conhecida como suçuarana, a Puma concolor circula no Parque Estadual da Pedra Branca, no Parque Municipal do Mendanha e na Reserva Biológica de Guaratiba, segundo o biólogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Jorge Pontes, um dos responsáveis pelo artigo. Já havia registro desses animais em outras partes do Grande Rio, como em Magé, Tinguá e Itaboraí, e uma das possibilidades é que eles podem ter partido das bordas da região metropolitana para retornar aos resquícios de Mata Atlântica na capital.

"A importância é que é um animal do topo de cadeia alimentar, e que é mais exigente. Se ele sobrevive no Rio, pode ser indício não só da adaptação dele a áreas periurbanas e urbanas, mas também de que tem lugar para ele se refugiar. Isso vai ter que fazer com que os órgãos públicos pensem em políticas para a fauna", afirma o pesquisador, que destaca a importância de preservar corredores entre essas grandes áreas de preservação, como a Floresta do Camboatá, que fica entre os maciços do Mendanha e Pedra Branca.

Pontes alerta que a divulgação da presença das onças-pardas também deve servir para que os órgãos públicos se preparem para combater a caça a esses animais. Ele destaca que o próximo passo necessário para entender melhor o retorno das onças ao Rio é um estudo para localizá-las e monitorá-las, porque os dados reunidos até agora não permitem concluir qual é o tamanho da população dos felinos na cidade.

Vizinhos de áreas populosas, os parques onde a onça deixou vestígios são frequentados por cariocas e turistas em busca de trilhas e cachoeiras. O biólogo explica que essas onças não costumam atacar seres humanos e são curiosas.

"Quando ela encontra alguém, geralmente é por acidente. O melhor é você ficar onde você está e deixar que ela siga o caminho dela. Esses encontros são muito rápidos. Ela dá de cara e foge", diz Pontes, que acrescenta que, caso sejam avistados filhotes do animal, eles devem ser deixados na mata. "Ele pode parecer perdido, mas a mãe só saiu para buscar comida".

As onças-pardas são animais solitários, que só andam em pares na época do acasalamento, descreve o biólogo. Quando têm filhotes, as mães criam os mais novos até que eles possam ganhar autonomia e seguir seu caminho na mata. A espécie é considerada ameaçada por diferentes países e sua presença se estende por biomas de praticamente todo o continente americano, do Canadá à Patagônia da Argentina.

Quando adultos, esses felinos podem ter até dois metros do focinho até a ponta da calda, mas têm um porte mais esguio do que a onça pintada. Entre suas presas estão animais como a cotia, o gambá e o porco do mato, que teve sua presença recentemente constatada no Parque Municipal do Mendanha. Pontes alerta que a preservação ambiental também é importante para que as onças encontrem comida na mata e não se sintam atraídas por animais de rua ou de estimação, o que pode fazer com que entrem no perímetro urbano.

Comentários para "Pesquisadores confirmam presença de onça-parda na zona oeste do Rio":

Caçador russo sobrevive a ataque de urso na Sibéria e espera por ajuda na floresta durante 20 dias

Um caçador russo conseguiu sobreviver a um ataque de urso e esperar pela ajuda durante 20 dias na floresta boreal, conhecida como taiga, na região siberiana de Yakutsk, informou nesta sexta-feira (26) o Ministério do Interior.

Ibram terá que indenizar criador por apreensão e soltura ilegal de pássaros no DF

As aves foram soltas no dia seguinte a apreensão.

Cientistas revelam lista completa de animais que podem transmitir Covid-19

Cientistas dos EUA, usando técnicas de aprendizado de máquina, determinaram cerca de 500 espécies de animais que entram em contato com humanos regularmente

Ataque de onças mata 172 flamingos em parque de Foz do Iguaçu

Apenas quatro aves da espécie sobreviveram

Cavalos-marinhos aparecem na Lagoa de Araruama, no estado do Rio de Janeiro

Mais de 100 animais foram catalogados por pesquisadores

Animais são resgatados em feira clandestina em São Paulo

Gatos, coelhos e cães eram vendidos ilegalmente

Experiência de vida muda comunicação entre cães e humanos, diz estudo

Animais domésticos têm troca de olhares mais intensa com os donos

Nova espécie de inseto é descoberta no sul da China

Foto tirada em 25 de outubro de 2021 mostra uma nova espécie de inseto do gênero besouro-folha, descoberta por pesquisadores chineses em um parque de pântano em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, sul da China.

Serviço de castração gratuita no DF é aprovado por 94% dos tutores

Foram coletadas as opiniões de 265 pessoas, que tiveram seus pets esterilizados, pelo programa de Castração de Cães e Gatos

PF faz operação para coibir venda ilegal de animais silvestres em SP

Ação tem apoio da Polícia Militar Ambiental

Ativista norte-americana resgata 27 cachorros de avião que seriam sacrificados

Com a ajuda de duas amigas, eles lotaram um avião de pequeno porte com os cães e os levaram até a Flórida, em um voo de 45 minutos.