Por Lorianne Disabato/creative Commons - 14/01/2021 - 11:00:01
Cães são animais sociais. A maioria das espécies que vive em grupo, também permanece unida na hora de dormir. Seja como uma forma de defesa de possíveis predadores, seja uma forma de se aquecer. No processo de co-evolução entre cão e humanos, havia o hábito de alguns animais dormirem com humanos, principalmente quando filhotes, enquanto outros dormiam do lado de fora para fazer a “segurança” e dar algum alerta, caso fosse necessário.
Com a verticalização das cidades, os cachorros passaram a viver em apartamentos e dormir no quarto ou na cama dos seus tutores. Durante alguns anos, diversos profissionais do comportamento relacionavam esse hábito a algo ruim. Assim, criou-se um mito de que cães que dormem na cama são mimados.
Quando vou atender um cachorro com desvios de comportamento, percebo que o tutor, ao contar que seu cachorro dorme na cama, fica extremamente constrangido (isso quando conta), como se fosse um pecado mortal. Alguns até perguntam se o comportamento inadequado é decorrência do cão dormir na cama.
Dormir na cama pode oferecer mais segurança a cães e humanos – Bill Binns/Creative Commons
Quando olhamos por uma perspectiva evolucionista, o grupo social do cachorro passou a ser formado por ele e seus tutores. O comportamento de dormir é de extrema importância para manutenção das relações e de consolidação de memória. Além disso, pode ser um momento de insegurança para o cão. Muitos cachorros encontram a segurança nos seus tutores, que são a melhor forma de entender o ambiente me que vivem. Assim, quando os humanos dormem, muitas vezes os cães perdem a referência, ainda mais quando afastados deles.
Esse texto não é uma campanha de “durma com seu pet na cama”. Eu mesma não durmo com minha cachorra na minha cama. Mas alguns estudos mostram o quanto pode ser benéfico para cães e humanos compartilharem a mesma cama. Todavia, tudo depende do perfil do animal e do tutor.
Nesse vídeo eu explico o motivo de não dormir com a Aurora, minha cachorra.
Mas se você tem um cão muito medroso, talvez deva considerar dele dormir na sua cama ou pelo menos no quanto com você. Assim, ele poderá se sentir mais seguro e lidar com situações diversas ao longo do dia. Sempre pensando do bem-estar do peludo.
Pocha e Guillermina estavam vivendo em um ecoparque na Argentina
Além dos cuidados com a integridade do animal, é muito importante o afeto trocado com o pet
Segundo Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, diversos episódios podem causar traumas nos pets e, por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.
Doggi lança a 'licença PETernidade', benefício que assegura dois dias de folga para colaborador cuidar dos novos amigos
Doações voluntárias são para o centro cirúrgico do Serviço Público Veterinário (Hvep) e podem ser entregues até o dia 31 de agosto; parte das doações também pode ir para os Amigos da Zoonose
Incorporados à dieta dos pets, esses suplementos alimentares colaboram com a qualidade de vida e longevidade
Prazo para quem quiser reagendar o procedimento não deve exceder um mês da primeira data marcada, salvo em casos de doença do animal
Animais estavam sem comida em casa de condomínio no interior paulista
O bombardeio ao Zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv na Ucrânia, repercutiu a possibilidade de sacrificar aproximadamente 6.180 animais nos próximos dias.
Entenda os motivos que podem causar tremores em um cão
Em meados do ano passado, o debate chegou à corte Paraibana. Lá, se aproximando dos entendimentos acima, da mesma forma se reconheceu a falta de legislação que preveja a capacidade postulatória dos animais.
Comentários para "Pode dormir com cachorro na cama?":