Projeto das fake news trará "o fim das conversas particulares", diz WhatsApp

Senado quer impor uma lei da mordaça nas redes sociais

Projeto das fake news trará
Projeto das fake news trará

Por Pedro Canário - O Antagonista - 01/07/2020 19:54:07 | Foto: O Antagonista

Para o WhatsApp, o projeto de lei das fake news aprovado hoje no Senado, pode ser “o fim das conversas particulares”. “Estamos decepcionados com a decisão do Senado”, disse a empresa, em nota enviada a O Antagonista .

O WhatsApp reclama de trecho do projeto que obriga os aplicativos a guardar por três meses dados de quem fizer disparo em massa de mensagens.

No entendimento do aplicativo, isso vai obrigar as empresas a rastrear “tudo o que você disser ou encaminhar”, o que “poderia ser usado contra você”.

Leia também:

A verdade: Senado quer impor uma lei da mordaça nas redes sociais

Pelo que diz o projeto, para ser considerado um disparo em massa, basta que cinco pessoas enviem a mesma mensagem para mais de mil pessoas em menos de 15 dias.

“Notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação”, disse o WhatsApp, na nota divulgada hoje.

O aplicativo informou que, desde as eleições de 2018, quando foi acusado de facilitar o compartilhamento de fake news, adotou medidas para atenuar o problema. Desde então, disse, conseguiu reduzir o disparo de mensagens em massa em 70%.

“Esperamos que a Câmara dos Deputados defenda o direito de longa data à privacidade para os brasileiros e reconheça que enfraquecer a privacidade de todos e colocar pessoas inocentes em risco não é a solução”, concluiu a nota.

Leia também: Senado quer impor uma lei da mordaça nas redes sociais

Leia a nota do WhasApp:

“Estamos decepcionados com a decisão do Senado. As notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação. Estamos combatendo a desinformação por meio de mudanças significativas para reduzir mensagens em massa e virais, que geraram uma redução de 70% nas mensagens altamente encaminhadas no WhatsApp. Forçar as empresas a adicionar um carimbo permanente a todas as mensagens privadas enviadas pelas pessoas marcaria o fim das conversas particulares – tudo o que você disser ou encaminhar seria rastreado e poderia ser usado contra você. Esperamos que a Câmara dos Deputados defenda o direito de longa data à privacidade para os brasileiros e reconheça que enfraquecer a privacidade de todos e colocar pessoas inocentes em risco não é a solução. ”

Leia mais: Um amigo aconselhou Bolsonaro a renunciar. O presidente resiste. E tem um plano para ir até o fim

Comentários para "Projeto das fake news trará "o fim das conversas particulares", diz WhatsApp":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório