×
ContextoExato

Sem avião para levar oxigênio a Manaus, Brasil pede ajuda aos EUA, diz site

Sem avião para levar oxigênio a Manaus, Brasil pede ajuda aos EUA, diz siteFoto: André Gustavo Stumpf - FAB

Em meio ao colapso do sistema de saúde no Amazonas, o Brasil enfrenta dificuldades para atender demandas por oxigênio em Manaus.

Sputnik Brasil - 14/01/2021 - 20:46:18

Nesta quinta-feira (14), conforme publicou o site da revista Exame, o governo brasileiro pediu ajuda à embaixada dos Estados Unidos para garantir o transporte aéreo de cilindros de oxigênio para Manaus.

A informação veio do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), que afirmou que os locais com oxigênio disponível no Brasil não têm aeronaves capazes de realizar o transporte dos cilindros.

Ramos disse ao site que o chanceler brasileiro Ernesto Araújo foi acionado para tentar ajuda da Força Aérea dos EUA junto à embaixada norte-americana, que afirmou já estar ciente do pedido, segundo a publicação.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante a apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento á COVID-19 no Amazonas.

© Foto / Euzivaldo Queiroz/Divulgação/Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante a apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento á COVID-19 no Amazonas.

Mais cedo nesta quinta-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou a imposição de um toque de recolher em Manaus e o fechamento do comércio. Com o esgotamento do sistema de saúde local em meio ao pico de casos de COVID-19, pacientes estão sendo transportados para outros estados. Com os hospitais lotados e sofrendo com a falta de insumos, relatos de desespero se espalharam nas redes sociais.

A média móvel de mortes no Amazonas sobe rapidamente desde o início do ano e já atinge níveis semelhantes ao pico registrado no início da pandemia. Mais de 5,8 mil pessoas já morreram vítimas da COVID-19 no estado.

Comentários para "Sem avião para levar oxigênio a Manaus, Brasil pede ajuda aos EUA, diz site":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório