×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de setembro de 2021

“Sem o G-20, não há caminho para alcançar meta do Acordo de Paris”, afirma GuterresFoto: ONU Mulheres/Mohammad Rakibul Hasan

“Sem o G-20, não há caminho para alcançar meta do Acordo de Paris”, afirma Guterres

As enchentes estão aumentando no mundo todo por conta da mudança climática

Portal Onu News De Noticias - 26/07/2021 - 17:04:21

Secretário-geral da ONU declarou, neste domingo, que sem a liderança do grupo não será possível conseguir limitar o aumento da temperatura global a 1,5° Celsius; líderes das economias mais ricas do mundo falharam em chegar a um consenso.

O secretário-geral das Nações Unidas enviou neste domingo uma mensagem aos líderes das maiores economias do mundo. Segundo António Guterres, o mundo precisa, com urgência, de “um compromisso claro de todas as nações do G-20 para limitar o aumento da temperatura global a 1,5° Celsius”.

Guterres afirma “não haver um caminho para essa meta do Acordo de Paris sem a liderança do G-20”. Representantes do grupo encontraram-se na Itália para uma reunião ministerial sobre Meio Ambiente, Clima e Energia, mas não chegaram a um consenso sobre compromissos para o combate à mudança climática.

Net Zero

O chefe da ONU lembra que “bilhões de pessoas esperam, de forma desesperada, por uma certeza de que é inevitável um futuro climático resiliente, com neutralidade de carbono”.

Guterres lembra que para limitar o aumento da temperatura global, o mundo precisa atingir a neutralidade carbônica antes de 2050 e cortar em 45% as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030.

COP-26

O chefe da ONU alerta que faltam menos de 100 dias para a Conferência das Naçoes Unidas sobre o Clima, a COP-26, marcada para começar em 31 de outubro em Glasgow, na Escócia.

Por isso, ele faz um apelo ao G-20, para que apresente “planos nacionais climáticos mais ambiciosos e mais ações concretas alinhadas com um futuro sem emissões de carbono.

No comunicado, o secretário-geral fala sobre a sua intenção de aproveitar a Assembleia Geral da ONU, em setembro, para reunir líderes globais e tentar alcançar um consenso político sobre elementos críticos do “pacote” de ações necessário para o sucesso de Glasgow.

Comentários para "“Sem o G-20, não há caminho para alcançar meta do Acordo de Paris”, afirma Guterres":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório