Semana Azul une arte e diálogo para informar sobre universo do autismo

Confira a programação que começa a partir desta quarta (21), com diversas atividades temáticas

Semana Azul une arte e diálogo para informar sobre universo do autismo
Semana Azul une arte e diálogo para informar sobre universo do autismo

Jak Spies, Da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader - 24/06/2023 11:59:42 | Foto: No filme canadense ‘A Irmã de Margot’, menina quer entender o mundo da irmã autista | Divulgação

A partir desta quarta-feira (21), começa a Semana Azul, convite à compreensão do universo do autismo por meio de diálogos com especialistas e programação cultural inclusiva, entre outras atividades. O evento é promovido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – aproximadamente R$ 80 mil – e contará com uma feira de serviços com as participações do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência (SEPCD).

A programação de diálogos será híbrida com bate-papos pelo YouTube e atividades presenciais no Espaço Cultural Renato Russo. A parte presencial engloba visitas mediadas com educadores, contação de histórias, sessão de cinema, lançamentos de livros e apresentação musical.

Para Jaqueline Dias, uma das idealizadoras do evento, o objetivo é utilizar a arte e os diálogos para promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Somente com a informação é possível entender melhor e, a partir da compreensão, acontecer de fato a inclusão”, afirmou.

Durante a Semana Azul, o tema será trabalhado com profissionais da arte inclusiva. O evento é aberto para o público em geral e também contará com filmes adaptados para pessoas com autismo.

Mães atípicas

O brasileiro ‘Napo’ é dirigido por Gustavo Ribeiro

Cíntia Rogner, correalizadora do projeto e mãe atípica, teve o filho diagnosticado com autismo aos 3 anos de idade. Ela fala da importância da informação como um agente transformador.

“Graças a Deus as pessoas conhecem um pouco mais, mas ainda não conhecem a fundo. Um filho já é um desafio para qualquer mãe; um filho atípico,””””””””””””””””””””””” ainda mais. É pensar, além das necessidades específicas, no acesso, na inclusão e no espaço dele”, declara a mãe.

Leia também

Samambaia comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

GDF tem quatro centros especializados para pessoas com autismo

Cíntia reforça que o projeto foi feito para dialogar e conscientizar as pessoas a respeito do transtorno, visto que mesmo com amparo por lei ainda há dificuldades no acesso.

“Temos algumas conquistas, mas é uma luta diária. O mundo precisa incluir, com leis efetivas e educadores sociais que compreendam as necessidades específicas da pessoa autista”, destacou a mãe.

Segundo Jaqueline, a Secretaria de Cultura tem valorizado a inclusão social, dando abertura a esse tipo de transformação social e cultural. “Será uma semana em que a gente poderá conversar sobre isso com pessoas típicas e não típicas de uma forma gostosa, com música, teatro e galerias”, observou.

Quem não estiver na cidade poderá acompanhar algumas das atrações pelo canal do YouTube. Confira abaixo o cronograma com os bate-papos, espaço sensorial, lançamento de livros, cinema e programação cultural inclusiva gratuita.

Programação

Palestras pelo canal do YouTube, às 20h

→ Quarta (21): Educando um Autista , com Mara Rubia, e Habilidades Artísticas em Autista , com Viviani Guimarães
→ Quinta (22/): Viver Autismo , com Andrea Werner
→ Sexta (23) Mapa Autismo Brasil , com Ana Steinkopf
→ Sábado (24): Autismo na Visão de um Autista , com Marcos Petry

‌Atividades presenciais
→ Sábado (24) e domingo (25))
Das 14h30 às 15h30: Contação de história musicada com equipes do Detran-DF
Local: Sala Marco Antônio Guimarães (Espaço Cultural Renato Russo)

→ Sábado
‌Das 14h às 17h
Sessão de autógrafos do livro Autismo – Com um novo olhar é possível amar , de Aline Capos
Local: Hall do Espaço Cultural Renato Russo.

Livro ‘Autismo com um novo olhar é possível amar’ terá sessão de autógrafos

Dia 25/6
‌Das 14h às 17h
Sessão de autógrafos do livro Nem Te Conto – Espectro de Contos
Local: Hall do Espaço Cultural Renato Russo

Dias 24/6 e 25/6
Das 14h às 17h: Visita à exposição de Robson Graia com mediação de arte-educadores, teatralização e musicalização
Local: Galeria Parangolé

‌Dias 24/6 e 25/6
Das 14h às 16h: Circuito Sensório-Motor com Heitor Gavino
Inscrições antecipadas e limitas pelo link da bio @semanaazul
Local: Sala Multiuso

Curtas e apresentações

24/6

Cena de ‘O garoto na floresta’, de Fabiano Pandolfi

16h – Filmes: Napo / O garoto na floresta
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

‌Napo , de Gustavo Ribeiro (Brasil, 2020, 16 minutos): João, incapaz de compreender a doença que move o avô entre o passado e o presente, tropeça num velho álbum cheio de fotografias e deixa-se guiar pela imaginação, transformando as memórias do avô em interpretações de desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.

O garoto na floresta , de Fabiano Pandolfi (The boy in the wood, Brasil, 2020, 11 minutos): As aventuras de um menino, e a jornada do seu pai.

18h – Uma sinfonia diferente
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

Uma sinfonia diferente – Primeiro musical brasileiro protagonizado por pessoas com autismo com a fundadora e diretora do Instituto Steinkopf, Ana Carolina Steinkopf.

25/6

Cena de ‘Meias para a estrela’

‌16h: Mostra de Curtas de Animações com Ulisses de Freitas para as famílias em um ambiente adaptado para as necessidades dos autistas.

Filmes: Sol / Andorinha / Vento de inverno / Um dia muito branco / Meias para a estrela / Seja amigo do vento
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

‌Sol , de Jakub Brokl (Sun, República Tcheca, 2021, 7 minutos): Um garotinho vive em um planeta sem luz solar. Apesar disso, ele decide encontrar o Sol com seu cachorrinho. Juntos, viajam até o pico da grande montanha, onde deveria estar o Sol, mas há apenas uma surpresa desagradável.

Andorinha , de Clara Braem (Brasil, 2020, 5 minutos): Na ilha de Itaparica, a pequena Iara passa todos os dias jogando migalhas para as andorinhas na praia. Até que em um dia claro, algo imprevisto acontece.

Vento de inverno , de Jeremy Andriambolisoa, Théo Duhautois, Quentin Wittevrongel, Alicia Massez, William Ghyselen, Thomas Dell’Isola (Vent d’hiver, França, 2021, 4 minutos): Apanhados por uma forte tempestade de neve, os coelhos buscam refúgio no castelo de seu rei.

Um dia muito branco , de Vasily Chirkov (A White-white day, Russia, Canada, França, 2022, 6 minutos): E a casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças podem se sentir.

Meias para a estrela , de Olga Titova (Socks for the star, Russia, 2023, 10 minutos): Dançar no espaço frio é perigoso, mas uma grande amizade irá mantê-lo forte.

Seja amigo do vento , de Aneta Paulíny (Befriend the wind, República Tcheca, 2021, 3 minutos): Às vezes, o que consideramos nosso inimigo, pode se tornar o meio para algo muito melhor.

25/6
17h: Curtas sobre autismo seguido de bate papo com o público sobre o tema com o curador Ulisses de Freitas e convidados.

Filmes: Uma Viagem Com Meu Pai / A Irmã De Margot
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

Uma viagem com meu pai , de Mor Israeli (A journey with my dad, Israel, 2022, 10 minutos): Pela primeira vez, Tamar (5 anos), acompanha o pai de férias em um hotel, mas a criança acabará descobrindo a história oculta de seu pai, uma parte de sua vida que ela não conhece.

A irmã de Margot , de Christine Doyon (Canadá, 2022, 17 minutos): Margot deve aprender a conciliar dois mundos quando sua irmã deficiente começa a frequentar a creche em sua escola.

*Serviço
A programação completa você encontra no site ou na página do Instagram da Semana Azul.

Comentários para "Semana Azul une arte e diálogo para informar sobre universo do autismo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório