Soldagem de postes busca coibir furtos de cabos de iluminação pública no Distrito Federal

A CEB IPes reforça que conta com o apoio das forças de segurança

Soldagem de postes busca coibir furtos de cabos de iluminação pública no Distrito Federal
Soldagem de postes busca coibir furtos de cabos de iluminação pública no Distrito Federal

Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo - 22/11/2025 02:31:09 | Foto: Divulgação/CEB IPes

Janelas de inspeção passam a ser soldadas em áreas com recorrência de vandalismo e interrupções no serviço.

A CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB IPes) iniciou uma nova ação para dificultar furtos de cabos. A empresa contratou uma equipe especializada para reforçar, com solda, as janelas de inspeção dos postes de iluminação, pontos frequentemente violados por criminosos para acessar e retirar a fiação.

Os trabalhos começaram pela 706 Norte, área que registra ocorrências recorrentes de vandalismo e interrupções no serviço. A medida é essencial para dificultar novas invasões e agilizar o fechamento dos painéis sempre que há intervenções de manutenção para reposição de cabos.

De acordo com o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso, a iniciativa faz parte de um esforço permanente para proteger a infraestrutura pública. “Estamos lidando com um tipo de crime que se torna cada vez mais organizado e ousado. As soldas nas janelas de inspeção são uma barreira para dificultar a ação dos criminosos”, afirmou.

O problema é alarmante. Somente em 2025, mais de 73 quilômetros de cabos de iluminação pública já foram furtados no Distrito Federal — a extensão é suficiente para ligar Planaltina à Água Quente. Em perspectiva, a metragem equivale a mais de 663 campos de futebol enfileirados.

O crime não se limita à subtração dos fios. Há registros de vandalismo de luminárias para facilitar a ação criminosa. Em muitos casos, a destruição ocorre poucas horas após a reposição feita pela CEB. A Asa Norte está entre as regiões mais afetadas, com ocorrências simultâneas que desafiam a capacidade de resposta das equipes.

A situação se repete em todo o país. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), mais de 100 toneladas de cabos foram roubadas no Brasil em 2024, gerando prejuízo estimado de R$ 26 milhões às distribuidoras. Diante da escalada, foi sancionada uma lei que aumenta as penas para quem participa do furto, receptação ou comercialização desse material.

A CEB IPes reforça que conta com o apoio das forças de segurança para desarticular a cadeia que alimenta o crime. E a população também pode ajudar. Quem tiver informações que auxiliem nas investigações pode ligar no Disque 197 (Polícia Civil). Para flagrantes ou suspeitas de ação criminosa, ligue para o 190 e registre o boletim de ocorrência (medida fundamental para mapear rotas e identificar os responsáveis).

*Com informações da CEB IPes

Comentários para "Soldagem de postes busca coibir furtos de cabos de iluminação pública no Distrito Federal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório