×
ContextoExato

Taxa de desemprego do DF é a maior do Centro-Oeste

Taxa de desemprego do DF é a maior do Centro-OesteFoto:

Informação consta da a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), levantamento do IBGE que analisa o país sob a perspectiva das desigualdades

Por: Redação Destak Jornal / Foto: Pixabay - 05/12/2018 - 16:38:57

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do Distrito Federal de 2017. Trata-se de uma análise dea qualidade de vida que visa compreender a sociedade brasileira sob a perspectiva das desigualdades sociais.

A pesquisa revelou, por exemplo, que a taxa de desocupação local é a maiordo Centro-Oeste: 12,4%. As mulheres são maioria entre os desempregados, num índice de 14,8% contra 10% dos homens. Pretos e pardos também lideram na área, 13,7% estão desempregados (brancos são 10,3%).

"Essa diferença reflete desigualdades historicamente constituídas, como uma maior proporção dos trabalhadores pretos ou pardos entre os sem carteira assinada", explica o professor de estatística Rogério Martins.


Renda

Em contrapartida, o DF teve maior rendimento mensal domiciliar per capita médio do país: R$ 3.087. É mais que o quádruplo da do Maranhão, que é de R$ 710.

Relacionado

A pesquisa mostra que a taxa de jovens de 15 a 29 anos que não estudam e nem trabalham é de 18,7%. É o terceiro menor índice do país, atrás de Santa Catarina (15,3%) e Rio Grande do Sul (17,7%). Além disso, o índice e pessoas acima de 25 anos sem instrução ficou abaixo da média nacional: 3,5% contra 7,2%. Nessa faixa etária, 33% têm o ensino superior completo e 20,6% o fundamental incompleto.

Comentários para "Taxa de desemprego do DF é a maior do Centro-Oeste":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório