Unfpa aumenta consultas online sobre saúde reprodutiva em municípios do Brasil

Agora, as mulheres podem consultar um ginecologista ou obstetra remotamente

Unfpa aumenta consultas online sobre saúde reprodutiva em municípios do Brasil
Unfpa aumenta consultas online sobre saúde reprodutiva em municípios do Brasil

Onu News - 18/02/2021 10:25:41 | Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Pelo menos 80 mil beneficiárias recebem cuidados especializados de ginecologia e obstetrícia; parceria entre Unfpa e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Pará chegou a cinco novas localidades em fevereiro.

O Fundo da ONU para a População, Unfpa, pretende expandir uma parceria que oferece atendimento em saúde reprodutiva pelo sistema de saúde local em momento de pandemia no Brasil. A iniciativa Saúde das Manas é implementada com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Pará, Cosems/PA.

A meta do projeto é reforçar a qualidade da assistência com a instalação de consultórios de tele-medicina em unidades básicas de saúde. Esses locais oferecem consultas online com especialistas em ginecologia e obstetrícia.

Unsplash/Priscilla du Preez

Locais oferecem consultas online com especialistas em ginecologia e obstetrícia

Beneficiárias

Neste mês de fevereiro, cinco localidades inauguraram este tipo de atendimento. Com as novas unidades subiu para 80 mil o número de beneficiárias em idade reprodutiva em Santa Cruz do Arari, Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Melgaço e Salvaterra.

Na Unidade Conjunta de Saúde de Santa Cruz opera um clínico geral. Antes do consultório de tele-medicina, os pacientes do local tinham que se deslocar até mais de 100 quilômetros de barco para Belém, para receber uma consulta especializada. Outros municípios estão a mais de 24 horas de distância. Agora, as mulheres podem consultar um ginecologista ou obstetra remotamente.

A iniciativa teve impacto na vida de pacientes como Lindaura Gemaque, de 46 anos. Ela podia ter serviços pré-natais em Santa Cruz, mas disse ter optado por dar à luz seus dois filhos na capital para que pudesse consultar um especialista.

Opas/Karina Zambrana

Parceria oferece atendimento em saúde reprodutiva pelo sistema de saúde local em momento de pandemia no Brasil

Consultas remotas

Para a professora e orientadora, a Saúde das Manas ajudará a conter as taxas de gravidez na adolescência porque muitos pais não conversam com os filhos. Os menores aprendem sobre saúde reprodutiva com os colegas e “acabam engravidando muito cedo”.

Para a docente, é importante fazer consultas a distância, “para que as meninas aprendam a se cuidar”.

Comentários para "Unfpa aumenta consultas online sobre saúde reprodutiva em municípios do Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório