×
ContextoExato
Responsive image

Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira no DF; jovens são público-alvo

Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira no DF; jovens são público-alvoFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Campanha é voltada para pessoas de 20 a 29 anos. Dia D está marcado para 30 de novembro; veja lista de postos.

Por Marília Marques, G1 Df - 18/11/2019 - 10:36:26

A segunda etapa de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (18). O público-alvo são jovens de 20 a 29 anos. A primeira etapa ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro e imunizou cerca de 33 mil crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.

Dessa vez, são os adultos que vão receber doses da tríplice viral – vacina que protege contra o sarampo, rubéola e a caxumba. O dia D desta fase está marcado para 30 de novembro. Ao todo, 200 mil doses estarão disponíveis na rede.

"Os adultos representam o segundo público em relevância, pois há um alto número de casos nesta faixa etária", informou a Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, dos cinco casos de sarampo confirmados no DF, este ano, quatro eram pacientes na faixa etária de até 30 anos.

As vacinas estão disponíveis nos postos ( veja endereços abaixo ) e a aplicação é gratuita. O horário de funcionamento das unidades varia. O recomendado pelos profissionais é levar a caderneta de vacinação no dia.

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas, gestantes e para quem já tomou a dose. Mesmo sem campanhas específicas, pessoas de todas as idades podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para regularizar a carteirinha de vacinação gratuitamente.

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

No Distrito Federal, cinco casos de sarampo foram confirmados em 2019. De janeiro até 12 de outubro, foram investigados 221 casos suspeitos da doença. "Não houve óbitos e todos os pacientes passam por tratamento", afirma a Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário Osnei Okumoto, nos casos em que a doença foi confirmada, o sarampo não foi adquirido no DF.

"Os casos positivos vieram de outras localidades, ou seja, de pessoas que estavam viajando e acabaram vindo de outras localidades, onde a circulação do vírus estava presente."

Ainda sobre os casos investigados, Okumoto explica que 133 foram descartados e 39 ainda estavam em investigação.

O sarampo é uma doença viral aguda com alta transmissão. Os principais sintomas são:

Os sintomas independem da idade e da situação vacinal da pessoa.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Comentários para "Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira no DF; jovens são público-alvo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório