×
ContextoExato
Responsive image

Varredura encontra 3,7 mil ventiladores pulmonares quebrados

Varredura encontra 3,7 mil ventiladores pulmonares quebradosFoto: Pixabay

Os pacientes mais graves da Covid-19 aumentam as suas chances de sobrevivência quando internados em leitos de UTIs com suporte do aparelho

Otávio Augusto - Metrópoles - 16/04/2020 - 15:30:36

Uma varredura do governo federal localizou 3,7 mil ventiladores pulmonares parados, por falta de conserto, nas redes pública e privada de saúde no Brasil. Os pacientes mais graves da Covid-19 aumentam as suas chances de sobrevivência quando internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) com suporte do aparelho respiratório.

Os leitos de UTIs são compostos, entre outros equipamentos, por respiradores — aparelhos que assumem a função dos pulmões quando o órgão está debilitado. Segundo o Ministério da Economia, o número de respiradores quebrados representa 25% da quantidade total dos equipamentos disponíveis no país.

O governo lançou ação em parceria com a iniciativa privada para realizar o conserto de ventiladores pulmonares e ampliar, com urgência, a quantidade de aparelhos nos leitos de tratamento intensivo.

“Queremos pedir à sociedade, aos profissionais de saúde pública e gestores públicos estaduais e municipais que nos procurem, por e-mail, para recolhermos e repararmos os equipamentos”, solicitou Gustavo Ene, secretário de Serviço, Indústria e Comércio do Ministério da Economia, ao anunciar a medida.

Até 14 de abril, foram recolhidos 1.162 ventiladores respiratórios em todo o Brasil para manutenção e devolvidos 164 ao sistema de saúde.

Para os próximos três meses, a estimativa de demanda de ventiladores pulmonares para o tratamento de pacientes com a Covid-19 é de cerca de 15 mil aparelhos.

Comentários para "Varredura encontra 3,7 mil ventiladores pulmonares quebrados":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório