×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de agosto de 2022

Vinícola subaquática é bem-sucedida perto de Bilbau, Espanha

Vinícola subaquática é bem-sucedida perto de Bilbau, Espanha

Foto: Reprodução Pixabay gratuita

Saracho começou com uma empresa de mergulho e quando as vendas de equipamentos de mergulho começaram a cair, Saracho e seus colegas tentaram procurar outra atividade.

Agência Xinhua De Noticias - 27/06/2022 - 07:54:20

O marinheiro fictício, Robinson Crusoé, passou muitos anos de sua vida preso em uma ilha deserta depois que seu navio afundou em uma tempestade. Sua história não apenas entreteve milhões de pessoas ao longo dos anos, mas também ajudou a inspirar uma vinícola submarina única na Espanha.

A vinícola Crusoe Treasure em Plentzia, a cerca de 20 km de Bilbao, no norte da Espanha, produz vinhos envelhecidos no mar. A ideia surgiu da leitura de histórias de Robinson Crusoé, explicou o fundador Borja Saracho em entrevista à Xinhua.

Saracho começou com uma empresa de mergulho e quando as vendas de equipamentos de mergulho começaram a cair, Saracho e seus colegas tentaram procurar outra atividade.

Eles leram histórias sobre garrafas de vinho recuperadas de naufrágios que ainda eram bebíveis e vendidas por preços altos em leilão. "Iniciamos um estudo para ver o que aconteceria se você deliberadamente armazenasse vinho debaixo d'água, então procuramos um lugar para iniciar os testes", disse ele.

Para os testes, Saracho e seus colegas compararam os resultados do envelhecimento do vinho no mar com os efeitos do envelhecimento do mesmo vinho em barris em terra.

"Vimos que houve uma evolução química muito diferente do vinho envelhecido no mar: o Ph e a acidez do vinho eram muito diferentes e a pressão também", explicou Saracho.

"Todo mundo ficou muito surpreso, pois parecia um vinho diferente, e também tinha outro sabor ", acrescentou, explicando que a imersão no fundo do mar ajuda a dar ao vinho um sabor muito mais suave.

A Crusoe Treasure Winery começou a produzir vinho envelhecido no mar na baía de Plentzia em 2010, e a empresa agora produz até 20.000 garrafas por ano.

"O vinho é armazenado em caixotes de ferro e concreto 20 metros abaixo da superfície do mar. A cada ano o mar é diferente, mas todas as garrafas se movem juntas. O movimento é perfeito para o vinho", disse Saracho.

As uvas para o vinho são cultivadas em 10 vinhedos diferentes de toda a Espanha, e a Crusoe Treasure Winery produz vinhos tintos e brancos. Os gargalos das garrafas são cobertos com cera, para protegê-los do mar.

A adega também tem um efeito positivo na ecologia local.

"Contratamos um biólogo marinho e toda a instalação foi projetada para produzir um recife subaquático", disse Saracho.

Desde 2010, os tanques de armazenamento ajudaram a construir um recife de 500 metros quadrados.

"Não havia muita vida marinha na baía, mas agora temos milhares de peixes ao redor do recife e até baleias e golfinhos nadando por perto" disse Saracho

Comentários para "Vinícola subaquática é bem-sucedida perto de Bilbau, Espanha":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório