Zoo de Brasília conta com novo casal de primatas em risco de extinção

Dupla de macacos-aranha-de-testa-branca passou por período de adaptação de dois meses, reforçando a atuação pela preservação de espécies ameaçadas

Zoo de Brasília conta com novo casal de primatas em risco de extinção
Zoo de Brasília conta com novo casal de primatas em risco de extinção

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto - 26/07/2025 11:28:25 | Foto: Betânia Cristina/Jardim Zoológico de Brasília

Após um período de dois meses de adaptação conjunta, o Zoológico de Brasília agora conta com um novo casal de macacos-aranha-de-testa-branca, da espécie Ateles marginatus. Em 2019, a fêmea, Kika, foi resgatada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e acolhida no Zoológico de Brasília. O macho Chicão chegou a Brasília em maio de 2025, transferido do Zoológico de Goiânia. Ambos já são adultos.

A chegada de Chicão ao Zoológico de Brasília faz parte de uma iniciativa de manejo voltada à preservação de espécies ameaçadas. Segundo a classificação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o macaco-aranha-de-testa-branca está na categoria “em perigo”, o que demanda esforços coordenados e urgentes das equipes de conservação.

“Chicão e Kika podem, no futuro, contribuir para a reprodução dessa espécie”, explica o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto. “Além disso, a chegada do Chicão representa um importante avanço para o bem-estar de ambos e, ainda, para o manejo de uma espécie em perigo de extinção em um ambiente controlado. A integração harmoniosa entre Kika e Chicão é resultado do trabalho diário dedicado de toda a equipe do Zoológico de Brasília.”

O macaco-aranha-de-testa-branca é endêmico do Brasil. A espécie pode ser encontrada nos estados do Pará e Mato Grosso. Ele tem a pelagem totalmente negra e possui esse nome porque a face é circundada por pelos brancos. A espécie se destaca pela agilidade, pois possui braços longos e uma cauda que colabora para o deslocamento entre os galhos.

* Com informações do Zoológico de Brasília

Comentários para "Zoo de Brasília conta com novo casal de primatas em risco de extinção":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório