Começa neste sábado (11) curso gratuito sobre crise ambiental e capitalismo

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg disse nesta sexta (10) que os líderes brasileiros estão fazendo um papel "vergonhoso" em relação ao meio ambiente

Começa neste sábado (11) curso gratuito sobre crise ambiental e capitalismo
Começa neste sábado (11) curso gratuito sobre crise ambiental e capitalismo

Brasil De Fato | São Paulo (sp) - 10/09/2021 16:42:29 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Renomados ativistas, pesquisadores e professores debatem a crise ambiental em quatro encontros

A crise ambiental avança cada vez mais no mundo e se torna urgente debater os desafios, as ameaças globais e as saídas possíveis. Para aprofundar os estudos sobre o assunto, o Coletivo Internacional de Formação Política e a Assembleia Internacional dos Povos estão realizando a série de Seminários Capitalismo e Crise Ambiental.

O curso irá reunir especialistas de diferentes países em aulas que serão ministradas por professores, pesquisadores e ativistas, com dois seminários a cada etapa, um dirigido aos países localizados na região oeste do mundo e outro para os da região leste.

O primeiro seminário começa neste sábado (11) às 9h (horário de Brasília) com o tema “Ataque do capital ao meio ambiente”. O encontro irá abordar como a crise estrutural do capitalismo está afetando o meio ambiente, além do papel da financeirização das economias na dinâmica ambiental e a divisão internacional do trabalho e seu impacto sobre a questão ambiental.

Leia mais: Pelo menos 750 mil pessoas tiveram conflitos na mineração em MG em 2020

Para a região oeste do mundo, que é o caso do Brasil, a aula será com John Bellamy Foster, editor da Monthly Review e professor de sociologia na Universidade de Oregon (EUA), além de renomado pesquisador em economia política e sociologia ambiental. A transmissão será em inglês, com tradução ao espanhol e português.

Já a transmissão na região leste do globo, o seminário será com Tejal Kanitkar, que é professora na Escola de Ciências Naturais e Engenharia do Instituto Nacional de Estudos Avançados, Bengaluru (Índia), além de engenheira mecânica especializada em planejamento e política energética e mitigação da mudança climática.

A aula será transmitida às 9h de Acra (Gana), 10h de Túnis (Tunísia), 11h de Joanesburgo (África do Sul) e Madri (Espanha), 12h de Beirute (Líbano) e 14h45 de Katmandu (Nepal). Essa transmissão será em inglês com tradução ao árabe.

: Leia: Artigo | Saída do Brasil da Convenção 169: país irá pactuar com retrocesso em direitos humanos?

O curso conta com um total de quatro seminários, com duas horas de duração cada, sempre no segundo sábado de cada mês, até dezembro. O curso é direcionado para ativistas e dirigentes de organizações políticas e movimentos populares e aberto ao público geral interessado no tema.

Para participar dos seminários e discussões, é necessário se inscrever, gratuitamente, por meio deste formulário.

Também é possível assistir às palestras pelos perfis em redes sociais da Assembleia Internacional dos Povos, da Alba Movimientos e do Pan Africanism Today.

Edição: Anelize Moreira

Comentários para "Começa neste sábado (11) curso gratuito sobre crise ambiental e capitalismo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório