×
ContextoExato

Conhecido como 'padroeiro da internet', Carlo Acutis é beatificado

Conhecido como 'padroeiro da internet', Carlo Acutis é beatificadoFoto: Gregorio Borgia/AP Photo/Estadão

Jovem morto em 2006 também é chamado de ‘primeiro beato de tênis e calça jeans’; Igreja Católica atribui a ele milagre que teria ocorrido no Mato Grosso do Sul

Estadão Conteúdo - 11/10/2020 - 09:43:12

A Igreja Católica oficializou neste sábado, 10, a beatificação de Carlo Acutis durante missa na Basílica Superior de São Francisco, em Assis, na Itália. Morto em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, ele é conhecido popularmente como “ padroeiro da internet ” e " beato influencer ", porque usava as redes sociais para evangelizar e tinha conhecimentos de ciências da computação.

O corpo do jovem está preservado, com uma roupas informais. Por isso, é chamado como o “ primeiro beato de tênis e calça jeans ”. Nascido em Londres, em 1991, mudou-se com os pais para a Itália durante a infância, quando se aproximou do catolicismo.

A beatificação foi transmitida por telões instalados no lado de fora da igreja, onde se reuniram fiéis, e pelas redes sociais. Dois irmãos e os pais do jovem, Andrea e Antonia, participaram da celebração, assim como o cardeal-vigário Agostino Vallini, que leu uma carta do Papa Francisco .

“Concedemos que o venerável servo de Deus Carlo Acutis, leigo, que, com o entusiasmo da juventude, cultivou amizade com o senhor Jesus, colocando a eucaristia e o testemunho da caridade no centro da própria vida, a partir de agora seja chamado beato e que seja celebrado todos os anos nos locais e de acordo com as regras estabelecidas pelo direito, em 12 de outubro, dia de seu nascimento ao céu", diz a carta.

A trajetória do beato foi retratada no livro Não eu, mas Deus , escrito pelo padre Ricardo Figueiredo. O Vaticano atribui a ele um milagre que teria ocorrido no Estado de Mato Grosso do Sul , em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil. Uma criança com uma doença congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande. /COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA VATICAN NEWS

Comentários para "Conhecido como 'padroeiro da internet', Carlo Acutis é beatificado":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório