Em ilha do Pará, o chocolate sustenta a floresta

Dona Nena em meio à floresta onde produz o cacau que usa nos chocolates

Em ilha do Pará, o chocolate sustenta a floresta
Em ilha do Pará, o chocolate sustenta a floresta

Por isaura Daniel - Agência Anba Brasil  - 02/11/2025 08:07:24 | Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Na segunda matéria da série da ANBA sobre o agronegócio do Pará, conheça a história da Dona Nena e da empresa Filha do Combu, que produz chocolates com o cacau da Amazônia.

Izete Costa, conhecida como Dona Nena, é uma empresária que produz chocolates na Ilha do Combu, em Belém, no Pará. Diferente da maioria dos empreendedores do Brasil, Dona Nena não quer construir um império comercial, tampouco virar uma grande exportadora. Os sonhos da empresária são manter a floresta em que vive em pé e gerar renda para a comunidade que a rodeia.

“Eu quero trazer as pessoas para cá, para gastarem aqui e gerar renda dentro da comunidade”, explica ela, ao falar para um grupo de jornalistas em instalações construídas para receber visitantes, em meio à paisagem verde da ilha. “Eu dependo da floresta para crescer, então, se eu for crescer, eu vou ter que derrubar a floresta para plantar cacau, e não é esse o objetivo, o objetivo é continuar com a floresta.”

A empresa de chocolates se chama Filha do Combu Chocolates e Doces Regionais e manipula cerca de quatro toneladas de cacau por ano para produzir vários derivados, entre eles barras de chocolates que vão de 55% a 100% de cacau, brigadeiros, nibs e licores. O empreendimento conta com uma loja na ilha e outra na área urbana de Belém, e envia os produtos via postagem para todo o território brasileiro.

Por - Agência ANBA Brasil

Comentários para "Em ilha do Pará, o chocolate sustenta a floresta":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório