Família de Padilha, ministro de Lula, tem visto aos EUA cancelado

Mais Médicos foi implementado em 2013.

Família de Padilha, ministro de Lula, tem visto aos EUA cancelado
Família de Padilha, ministro de Lula, tem visto aos EUA cancelado

Julia Chaib, Washington, Eua (folhapress) - 15/08/2025 16:34:11 | Foto: © TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Familiares do ministro Alexandre Padilha (Saúde) tiveram o visto aos Estados Unidos cancelado, segundo informou o próprio consulado do país em São Paulo aos parentes.

A medida foi tomada dois dias depois de o Departamento de Estado do governo Donald Trump cancelar o visto de funcionários que implementaram o Mais Médicos.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, Padilha havia sido incluído na lista. O ministro, porém, está com o visto vencido, por isso a medida não o atingiu.

A mulher a filha de Padilha receberam comunicados dizendo que "surgiram informações de que o senhor pode estar inelegível para o visto". A informação foi antecipada pelo G1 e confirmada pela Folha de S.Paulo.

Na quarta (13), o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que revogaria vistos de autoridades brasileiras e ex-funcionários da Opas (Organização Pan Americana de Saúde) que tivessem atuado na contratação de médicos cubanos no Mais Médicos.

A gestão Trump afirmou que havia revogado os vistos de Mozart Júlio Tabosa Sales e Alberto Kleiman. O Departamento de Estado justificou a medida porque ambos "trabalharam no Ministério da Saúde do Brasil durante o programa Mais Médicos e desempenharam um papel no planejamento e na implementação do programa".

Mozart é atualmente secretário de Atenção Especializada à Saúde e muito próximo do ministro Alexandre Padilha (Saúde). Já Kleiman é coordenador-geral para COP30 da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização intergovernamental da qual fazem parte os governos de países que têm floresta amazônica em seus territórios.

O Mais Médicos foi implementado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff. À época, Padilha também era ministro da Saúde e os afetados nesta quarta pela decisão dos EUA trabalhavam com ele.

Comentários para "Família de Padilha, ministro de Lula, tem visto aos EUA cancelado":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório