×
ContextoExato
Responsive image

Jacinda Ardern vence eleições na Nova Zelândia após ser exemplo mundial no combate ao coronavírus

Jacinda Ardern vence eleições na Nova Zelândia após ser exemplo mundial no combate ao coronavírusFoto: Twitter

Maioria dos votos permitirá a formação do primeiro governo unipartidário em décadas no país

Estadão Conteúdo - 17/10/2020 - 09:10:16

O Partido Trabalhista, da primeira-ministra Jacinda Ardern, obteve a maioria dos votos nas eleições gerais da Nova Zelândia neste sábado, 17. A vitória do partido é atribuída à eficiência de Ardern nas medidas de resposta à pandemia do novo coronavírus.

O mandato significa que Ardern, de 40 anos, pode formar o primeiro governo unipartidário em décadas e encarar o desafio de entregar a transformação progressista que ela prometeu e não cumpriu em seu primeiro mandato, quando o Partido Trabalhista dividiu o poder com um partido nacionalista.

"A Nova Zelândia mostrou o maior apoio ao Partido Trabalhista em quase 50 anos", Ardern disse a apoiadores após a vitória. "Não vamos subestimar o apoio de vocês. Prometo que seremos um partido que governa para todos os neozelandeses."

"Esta é uma mudança histórica", disse o comentarista político Bryce Edwards, da Universidade de Victoria, ao descrever o número de votos como uma das maiores mudanças da história eleitoral da Nova Zelândia em 80 anos.

O partido de Ardern deve ocupar 64 das 120 vagas no parlamento nacional, maior número alcançado por qualquer partido desde que a Nova Zelândia adotou o sistema de votos proporcionais em 1996.

Com mais de 75% dos votos contabilizados, a Comissão Eleitoral anunciou que o Partido Trabalhista teve 49% dos votos, contra 77% do Partido Nacional.

As eleições deste sábado são consideradas um referendo sobre a forma com que Ardern lidou com a pandemia da covid-19.

Geoffrey Miller, analista político, disse que a vitória representa "um triunfo pessoal pela popularidade de 'popstar' de Jacinda Ardern". / REUTERS

Comentários para "Jacinda Ardern vence eleições na Nova Zelândia após ser exemplo mundial no combate ao coronavírus":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório