Marinha da Venezuela intercepta navio explorando petróleo na costa da Guiana

O ministro das Relações Exteriores venezuelano fez a acusação em sua conta no Twitter.

Marinha da Venezuela intercepta navio explorando petróleo na costa da Guiana
Marinha da Venezuela intercepta navio explorando petróleo na costa da Guiana

Do Portal Ig/twitter/ @nicolasmaduro - 24/12/2018 11:17:39 | Foto:

A Marinha venezuelana interceptou dois navios de exploração de petróleo contratados pela transnacional ExxonMobil, que teriam invadido águas jurisdicionais há 24 horas. Após o ocorrido, o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro acusou a Guiana de violar sua soberania. O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, fez a acusação em sua conta no Twitter.

Leia também: Maduro diz que Venezuela "não terá Bolsonaro" e ataca Mourão: "Louco da cabeça"

"Dada à flagrante violação de nossa soberania por navios de exploração de petróleo contratados pela Guiana , a Marinha Bolivariana começou a aplicar os protocolos pertinentes, com rigor e estrita adesão a acordos e tratados internacionais."

Arreaza compartilhou o comunicado oficial em que a Venezuela informa que a “violação é inaceitável”, pois atinge a “soberania nacional". Também reitera a necessidade de o país guianês restabelecer o diálogo direto com as autoridades venezuelanas sobre o tema.

Leia também: Eduardo Bolsonaro chama Venezuela de narcoditadura e amplia polêmica sobre posse

O texto oficial chama o ocorrido de “flagrante violação da soberania ” e diz que protocolos internacionais serão aplicados. De acordo com o comunicado, a Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi informada sobre o episódio. O comunicado diz ainda que os guianeses "ultrapassaram todos os limites" com a "invasão" dos navios em território venezuelano.

Leia também: Maduro liga Brasil a plano para derrubá-lo e acusa EUA de orientar Bolsonaro

A descoberta de petróleo pela Exxon Mobil ao largo da costa atlântica da Guiana nos últimos anos promete transformar a economia do país sul-americano de língua inglesa de 750 mil habitantes. Mas até conselheiros do governo alertaram que, com o histórico de corrupção do país, a Guiana corre o risco de desperdiçar bilhões de dólares em receita anual com impostos e royalties.

Comentários para "Marinha da Venezuela intercepta navio explorando petróleo na costa da Guiana":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório