×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de setembro de 2021

Micro, pequenas e médias empresas são chave para recuperação da pandemiaFoto: Unsplash/Dylan Gillis

Micro, pequenas e médias empresas são chave para recuperação da pandemia

Este tipo de negócios, especialmente aqueles liderados por mulheres, jovens, minorias étnicas e migrantes, foram os que mais sofreram durante a pandemia

Portal Onu News De Noticias - 28/06/2021 - 07:03:28

Representando mais de 90% de todos as companhias, elas respondem, em média, por 70% do emprego total e 50% do PIB; firmas lideradas por mulheres, jovens, minorias étnicas e migrantes foram as mais afetadas durante a crise global de saúde.

Este 27 de junho é o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Esse ano, o tema é: “Micro, Pequenas e Médias Empresas: Chave para uma recuperação inclusiva e sustentável”.

No setor privado, este tipo de negócios, especialmente aqueles liderados por mulheres, jovens, minorias étnicas e migrantes, foram os que mais sofreram durante a pandemia.

Pandemia

Uma pesquisa do Centro de Comércio Internacional, realizada em 136 países, mostrou que quase 62% das pequenas empresas gerenciadas por mulheres foram fortemente afetadas, em comparação com pouco mais da metade dos negócios chefiados por homens.

Cerca de 62% das pequenas empresas gerenciadas por mulheres foram fortemente afetadas, em comparação com pouco mais da metade dos negócios chefiados por homens

OIT

Cerca de 62% das pequenas empresas gerenciadas por mulheres foram fortemente afetadas, em comparação com pouco mais da metade dos negócios chefiados por homens

Ao mesmo tempo, firmas capitaneadas por mulheres foram 27% mais propensas a não sobreviver à pandemia.

As Micro, Pequenas e Médias Empresas, formais e informais, representam mais de 90% de todas as iniciativas e respondem, em média, por 70% do emprego total e 50% do Produto Interno Bruto, PIB.

Desafios

À medida que as populações são vacinadas, o mundo continua a lidar com outros desafios, como os efeitos contínuos das mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição.

Se não forem atenuadas, essas três crises podem ter graves consequências negativas para o crescimento econômico, saúde humana, ecossistemas, emprego e meios de subsistência.

Segundo a ONU, é preciso aprender as lições da crise para garantir que as empresas sejam resilientes à iminente crise climática e as impulsionadoras de uma transição inclusiva para economias mais sustentáveis.

Eventos

Para tentar responder a essas questões, as Nações Unidas organizam três eventos especiais.

O primeiro, com o tema “Perspectiva de competitividade das PMEs 2021: Capacitando a recuperação verde”, com líderes empresariais e comerciais sobre as lições da pandemia e um plano de recuperação verde.

Em 25 de junho, a ONU lançou a Iniciativa Campões Digitais para Micro, Pequenas e Medias Empresas.

As Nações Unidas organizam três eventos especiais para marcar a data

ONU/Mark Garten

As Nações Unidas organizam três eventos especiais para marcar a data

A competição está aberta a organizações de todo o mundo para receber ideias inovadoras que ajudem as empresas a se tornarem digitais.

Setor privado

Os vencedores serão anunciados na 12ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, OMC, em Genebra, de 30 de novembro a 3 de dezembro

Nesta segunda-feira, um painel de discussão com empresários de várias partes do mundo incluindo Argentina, Gana, Indonésia, Quênia e Senegal compartilhará ideias sobre uma recuperação inclusiva e sustentável.

O evento será transmitido pela UN WebTV e contará ainda com segmentos com líderes do governo, organizações internacionais, organizações de apoio às empresas e do setor privado.




Comentários para "Micro, pequenas e médias empresas são chave para recuperação da pandemia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório