×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 05 de dezembro de 2021

Novo Airão atrai turistas e investidores Turismo

Novo Airão atrai turistas e investidores TurismoFoto: Portal Estação da Noticia/Bela Vista Lodge/Reprodução

Faixas de areia branquinha se formam no período de seca do rio.

Por Carlos Honorato - Portal Estação Da Noticia - 25/11/2021 - 11:25:25

Margareth Queiroz – margarethqueiroz@canaltres.com.br

MANAUS – AM | O município amazonense de Novo Airão, a 200 km de Manaus, tem se tornado destino turístico dos mais disputados na região. Em geral, pousadas e hoteis da cidade ficam lotados nos fins de semana. O interesse pelo local tem seus motivos: a natureza exuberante do Arquipélago de Anavilhanas, em plena floresta amazônica, as lindas praias que se formam no período de seca do rio Negro e a oferta de serviços de qualidade e diferenciados.

A exemplo do que ocorreu em Búzios, no Rio de Janeiro, e Canoa Quebrada, no Ceará, Novo Airão começa a atrair investidores de outros estados e estrangeiros, que apostam no potencial do local e que têm instalado, nos últimos anos, hoteis de luxo, pousadas com boa estrutura, restaurantes e bares gourmetizados, que fazem da cidade o novo point turístico do Amazonas.

Os empreendedores locais também estão se adaptando à vocação da cidade. Dá para perceber que há uma ação coletiva no sentido de criar uma cadeia de serviços diferenciada, voltada ao turismo, à ecologia e ao meio ambiente. Um exemplo disso está numa das maiores atrações turísticas da cidade, o contato com o boto cor de rosa. Antes, os turistas nadavam e davam comida para os animais. Hoje, o flutuante dos botos, no porto, está sob os cuidados dos órgãos ambientais. Segue horários estabelecidos para abrir aos visitantes, que não podem mais nadar com eles e nem alimentá-los.

Passeio pelas ilhas e praias que se formam são atrativo para os visitantes. Foto: Bela Vista Lodge/Reprodução

O apelo ecológico é muito forte em Novo Airão. A cidade tem dois parques nacionais: Jaú e Anavilhanas. O Parque do Jaú se estende pelos municípios de Barcelos e Novo Airão. É o terceiro maior parque do mundo, quarta maior reserva florestal do Brasil, patrimônio Mundial Natural da Unesco. O Arquipélago de Anavilhanas é o segundo maior do mundo, com mais de 400 ilhas.

Quem vai a Novo Airão não pode deixar de fazer o passeio de bote pelas ilhas e praias do arquipélago. No período de seca do rio Negro, que vai de setembro a fevereiro, o roteiro inclui paradas nas praias que se formam no local. As mais famosas são a praia da Coroa, a 5 minutos de bote, e a do Camaleão, uma extensa faixa de areia branquinha, a 1 hora da sede da cidade.

No período de cheia do rio, de março a agosto, a grande pedida é entrar pelas matas de igapó, fazer trilhas aquáticas e vislumbrar as árvores gigantescas e centenárias que cruzam no caminho.

Tem roteiro específico, também, para conhecer as Grutas do Madadá, formações rochosas na floresta, que proporcionam imagens surpreendentes.

Como chegar à cidade e onde ficar

Novo Airão tem 19,5 mil habitantes. É uma cidade pequena, simples, de ruas largas, onde já despontam, principalmente na orla, várias casas bem projetadas e estruturadas, a maior parte para alugar aos visitantes.

A internet não é boa na cidade. Por isso, vá disposto a descansar e esquecer o mundo lá fora.


O acesso a Novo Airão, de carro, é pela estrada Manoel Urbano (AM-070), atravessando a Ponte Rio Negro, depois pegando a AM-352. São aproximadamente 2h30 de viagem. O trecho que segue pela AM-352 é o mais complicado, devido aos buracos na estrada. A cidade também tem acesso por rio, mas não tem aeroporto.


Aconselho fazer reserva com antecedência nas pousadas e hoteis da cidade. Tem opções para todos os bolsos. No padrão luxo, tem o Lodge Mirante do Gavião, com arquitetura moderna, regional, todo em madeira de lei certificada. Os apartamentos foram projetados como se estivessem suspensos nas copas nas árvores, com visão privilegiada do rio Negro. Nesse mesmo segmento, tem também o Anavilhanas Jungle Lodge, localizado em frente ao Parque de Anavilhanas.

Todo em madeira de lei certificada, Lodge Mirante do Gavião chama atenção pela arquitetura. Foto: Mirante do Gavião/Reprodução
Casa do Anavilhanas Lodge, entre as árvores, tem visão privilegiada. Foto: Anavilhanas Lodge/Reprodução

Em uma categoria mais em conta, faço duas indicações: as pousadas Bela Vista e Amazônia Park Suítes. Ambas com café da manhã muito bom e com restaurantes bem equipados. Bela Vista tem praia no período de seca do rio e, recentemente, inaugurou um flutuante com serviço de bar e restaurante, mas praticamente restrito aos hóspedes. Na Amazônia Park Suítes não tem praia, mas é um local aconchegante, com muito boa estrutura.

Pousada Bela Vista, além da localização com as praias, possui ainda flutuante. Foto: Pousada Bela Vista/Reprodução

No AirBnb também podem ser encontradas opções para aluguel de casa na cidade. Tem várias, algumas delas com acesso à praia. A Amazon Best Experience oferece dois modelos, pelo aplicativo: a Casa Madadá, com valor de diária mais em conta, e a Anavilhanas, no padrão luxo.

Os hoteis, em geral, oferecem pacotes para passeios e diversões, incluindo trilhas na mata, focagem de jacaré, visita a comunidades, observação de pássaros, tour de barco ou de bote pelo arquipélago, dentre outras opções.

Todos possuem restaurante, alguns restritos aos hóspedes, como é o caso do Anavilhanas Jungle Lodge. Para ter acesso ao restaurante do Mirante do Gavião é preciso fazer reserva e o aceite só é dado próximo da data de chegada na cidade, porque depende da quantidade de hóspedes que irá receber. Os pratos são gourmetizados, o ambiente é muito gostoso, serviço de primeira.

Fora da rota dos hoteis, a melhor opção de restaurante é o flutuante Flor do Luar, que funciona somente para o almoço. Local maravilhoso, comida muito gostosa, sempre com um toque autoral aos pratos regionais. De entrada, não deixe de provar o ceviche de tucunaré no tucupi. Dos deuses.

É só se sentar numa mesa do flutuante Flor do Luar e curtir o rio Negro. Foto: Flor do Luar/Reprodução

À noite, o Saloon Ajuricaba Alex Bar reina absoluto. É um local descontraído, movimentado, atendimento muito bom, com drinks especiais e sanduíches artesanais. No cardápio, tem os pratos que são oferecidos normalmente e a possibilidade de encomendar com antecedência alguns mais especiais, como bacalhau e cordeiro. A casa, do paraense Alex, tem mesa de sinuca e uma decoração bacana, com bicicletas penduradas em espaços estratégicos e a frente de uma kombi que foi transformada em balcão.

Obras de arte e artesanato

Além dos passeios pelo arquipélago e a rota gastronômica que a cidade oferece, quem vai a Novo Airão tem a chance de conhecer o trabalho dos artesãos locais. As peças, que podem ser conferidas na sede da Fundação Almerinda Malaquias, na entrada da cidade, são de uma delicadeza incrível. Você nota que conseguiram agregar valor aos produtos feitos a partir dos recursos da natureza, com o uso da técnica de marchetaria. São mesinhas, pratos, bandejas e uma infinidade de artigos de decoração.

Nessa mesma linha, outra indicação é conhecer o Ateliê do casal Buy Chaves e Ellen Rossy. No local, tem as magníficas telas do artista plástico, esculturas em madeira e as peças em mosaico de Ellen Rossy.

Ateliê de Buy Chaves é um dos locais indicados para visitação. Foto: Divulgação

Visitas recomendadas:
Flutuante dos botos
Fundação Almerinda Malaquias
Ateliê do Buy Chaves e Ellen Rossy

Passeios indicados:
Ilhas e praias do Arquipélago de Anavilhanas
Parque do Jaú
Grutas do Madadá

Hoteis e pousadas:
Lodge Mirante do Gavião
Anavilhanas Jungle Lodge
Pousada Bela Vista
Amazônia Park Suítes
Pelo AirBnb – Casa Madadá e Anavilhanas

Restaurantes recomendados:
Dos hoteis citados
Flutuante Flor do Luar
Saloon Ajuricaba Alex Bar

Margareth Queiroz, diretora da Três Comunicação e Marketing, com mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Comentários para "Novo Airão atrai turistas e investidores Turismo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Balneário Camboriú reabre praia após alargar faixa de areia

Balneário Camboriú reabre praia após alargar faixa de areia

Na contramão de pelo menos 19 capitais, preocupadas com o avanço da covid-19 no exterior e a chegada da variante Ômicron, Camboriú decidiu manter as festas públicas de réveillon.

Santuário do Caraça projeta aquecimento no turismo para 2022

Santuário do Caraça projeta aquecimento no turismo para 2022

"A Hora do Lobo" é uma das principais atrações à noite no Caraça

Trilha Transmantiqueira passa a integrar a RedeTrilhas

Trilha Transmantiqueira passa a integrar a RedeTrilhas

Percurso é o quinto a ser incorporado e será mais um produto competitivo do Brasil no turismo de natureza

Ministério do Turismo divulga municípios escolhidos para “Brasil, essa é a nossa praia!”

Ministério do Turismo divulga municípios escolhidos para “Brasil, essa é a nossa praia!”

Praia do Preá, no município de Cruz, selecionado para o projeto.

Novos lugares para passear em São Paulo

Novos lugares para passear em São Paulo

Entre as opções, o Estadão selecionou novos locais - entre bar, restaurante, teatro e cinema. Tudo isso para você se animar a sair de casa.

Geoparque Seridó passa por avaliação para integrar rede mundial da Unesco

Geoparque Seridó passa por avaliação para integrar rede mundial da Unesco

Membros do Ministério do Turismo acompanham visita técnica que pode fazer do local o segundo do país reconhecido internacionalmente

Ministério do Turismo lança websérie Rotas Criativas do Brasil

Ministério do Turismo lança websérie Rotas Criativas do Brasil

O primeiro vídeo aborda a riqueza e diversidade da gastronomia de Belém, capital do Pará

Vivências no litoral dominam memória de férias do brasileiro, indica pesquisa

Vivências no litoral dominam memória de férias do brasileiro, indica pesquisa

Pôr do sol na Praia da Paúba, em São Sebastião (SP).

MTur prestigia abertura do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

MTur prestigia abertura do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Gilson Machado Neto e Carlos Brito (Embratur) participam da abertura do fórum.

Museu da História e Cultura Afro-Brasileira é inaugurado no Rio de Janeiro

Museu da História e Cultura Afro-Brasileira é inaugurado no Rio de Janeiro

Espaço funcionará de quinta a sábado, com entrada franca

MTur abre período para credenciamento de agências interessadas em receber turistas chineses

MTur abre período para credenciamento de agências interessadas em receber turistas chineses

Cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao exterior.