×
ContextoExato

Observatório da Mulher será lançado na segunda-feira

Observatório da Mulher será lançado na segunda-feiraFoto: Pixabay

Coordenado pela Secretaria da Mulher, novo portal oferecerá informações e serviços que contemplam o público feminino

Agência Brasília * | Edição: Chico Neto - 27/06/2020 - 21:25:16

Um canal inteiramente dedicado ao público feminino será oficialmente lançado na segunda-feira (29), a partir das 15h, por meio de uma live: o portal Observatório da Mulher, elaborado pela Secretaria da Mulher (SM). Restrito a autoridades e imprensa, o evento acontece no Salão Branco do Palácio do Buriti, com transmissão pelas páginas oficiais do Facebook do GDF – @govdf – e da SM – @secmulherdf.

“O Observatório chega para contribuir e centralizar uma série de informações e serviços de extrema relevância para as mulheres e para a população em geral”, destaca a secretária da Mulher, Ericka Filippelli. Um dos principais objetivos do portal, pontua, é atuar para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres.

Canais de ajuda

Disponível na versão mobile, o portal tem como um dos destaques o atendimento à mulher em situação de violência. Para tanto, o link “Peça ajuda” disponibiliza orientações da SM e serviços específicos, como o Dique Denúncia da Polícia Civil (197) e a Central de Atendimento à Mulher (180).

Além disso, podem ser encontrados gráficos com dados comparativos relacionados às áreas da saúde, segurança pública, trabalho, educação, assistência social e direitos humanos. O Observatório a Mulher também terá produção de diagnósticos qualificados sobre a situação da mulher, a implementação e avaliação de políticas públicas para as mulheres e a padronização da coleta, análise e divulgação dos dados e informações públicas.

Parcerias estratégicas

“O mais interessante e enriquecedor é a integração com outras pastas na composição do comitê gestor do portal”, explica Ericka Filippelli. “As secretarias, a Casa Civil e a Codeplan, envolvidas na gestão do portal, têm o objetivo comum de multiplicar conhecimento e estimular a participação social na formulação de políticas públicas efetivas de proteção à mulher.”

Quem acessar o portal encontrará orientações que auxiliam na identificação de todo e qualquer tipo de agressão contra a mulher. As informações fazem parte da Cartilha da Mulher , também disponível na ferramenta.

Ainda no Observatório da Mulher, poderão ser encontradas estatísticas da participação feminina nos programas elaborados pela SM para incentivo ao empreendedorismo e à autonomia econômica. Também serão publicados dados sobre o panorama da Covid-19 e informações da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no DF.

Confira, abaixo, os canais disponíveis no portal.

  • Central de Atendimento à Mulher
  • Central da Polícia Civil do Distrito Federal
  • Contatos das unidades da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II)
  • Defensoria Pública
  • Núcleo de Defesa da Mulher
  • Centro de Atendimento à Mulher
  • Unidades do Núcleo de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd)
  • Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
  • Casa Abrigo
  • Conselho dos Direitos da Mulher (CDM)

* Com informações da SM

Comentários para "Observatório da Mulher será lançado na segunda-feira":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório