A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 08/11/2025 18:15:49 | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/Divulgação
Bernard Duhaime reforça recomendações do relatório da ONU que denuncia impunidade, violência e esbulho contra povos originários.
A declaração em apoio à Comissão Nacional Indígena da Verdade do relator especial das Nações Unidas sobre Verdade, Justiça, Reparação e Garantias de Não Repetição, Bernard Duhaime, aumentou a pressão sobre o governo federal – que, apesar da manifestação favorável da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ainda não encampou a proposta.
Nas redes sociais, Duhaime parabenizou a iniciativa e afirmou que ela reflete recente relatório apresentado por ele, após visita oficial ao Brasil, que recomenda a instituição de um órgão que busque esclarecimentos sobre as violações contra os povos indígenas cometidas durante o regime militar.
No documento, entregue em junho ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, Duhaime afirma que a maioria das graves violações sofridas pelos povos indígenas foi cometida no contexto de campanhas de desapropriação de terras para projetos de desenvolvimento agrícola, de infraestrutura, de exploração madeireira e de mineração, promovidas ou incentivadas pela ditadura.
Por Matheus Leitão - Revista Veja
Comentários para "Por Matheus Leitão: A pressão da ONU pela criação da Comissão Nacional Indígena da Verdade":