×
ContextoExato
Responsive image

Portugal começa a emitir passaportes Covid-19

Portugal começa a emitir passaportes Covid-19Foto: Pedro Fiuza/Xinhua

As pessoas gozam do sol na praia em Cascais, Portugal, em 19 de maio de 2021.

Portal Xinhua De Noticias - 17/06/2021 - 15:54:40

As autoridades de saúde portuguesas começaram a emitir nesta quarta-feira o Certificado Digital COVID da UE (União Europeia), que vai permitir o trânsito livre nos 27 países membros do bloco, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Segundo as autoridades, o chamado "passaporte COVID-19" será concedido aos que já foram vacinados, recuperados da doença e que apresentarem resultado negativo nos testes de reação em cadeia de polimerase (PCR).

O Certificado pode ser solicitado e recebido gratuitamente através da Internet para os residentes em Portugal, estando também disponível através de um aplicativo para smartphones integrado a outros da países da UE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em visita a Portugal nesta quarta-feira, foi a primeira a testar publicamente o sistema.

"Estou agora a iniciar a minha visita aos 27 Estados-Membros no âmbito do 'NextGenerationEU', o nosso plano de recuperação e resiliência e estou muito curiosa para testar e ver como funciona este certificado", disse ela, acrescentando que o sistema já está em uso em 15 Estados-membros.

Portugal já administrou pelo menos 6,96 milhões de doses de vacinas contra COVID-19 até agora, de acordo com as autoridades sanitárias.

Enquanto o mundo luta para conter a pandemia, a vacinação está em andamento em um número crescente de países com imunizantes contra o coronavírus já autorizados.

Ao todo, 287 vacinas candidatas ainda estão sendo desenvolvidas em todo o mundo -- 102 delas em testes clínicos -- em países como Alemanha, China, Rússia, Grã-Bretanha e Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde em 15 de junho.

Comentários para "Portugal começa a emitir passaportes Covid-19":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório