Portugal confirma Conferência dos Oceanos para junho de 2022

Encontro, que seria realizado em 2020, foi adiado por causa da pandemia; nesta terça-feira, país discursou no Debate de Alto Nível sobre o Oceano e o ODS 14, na Assembleia Geral, em Nova Iorque

Portugal confirma Conferência dos Oceanos para junho de 2022
Portugal confirma Conferência dos Oceanos para junho de 2022

Portal Onu News De Noticias - 04/06/2021 10:03:18 | Foto: Kadir van Lohuizen/NOOR/ONU Meio Ambiente

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas pediu aos países-membros que “cheguem a Portugal com realizações e progressos que inspirem esperança e otimismo por um melhor futuro” em favor dos oceanos. Portugal confirmou a Conferência dos Oceanos para junho de 2022.

Nesta terça-feira, o órgão acolheu o Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 sobre a Vida Debaixo da Água.

Escolhas certas

O presidente da Assembleia, Volkan Bozkır, disse que as pessoas não querem viver em um mundo de crises sucessivas. Ele realçou que o momento atual é para fazer escolhas certas “que são essenciais para o bem-estar, prosperidade e existência” humanas.

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar de Portugal.

O ministro do Mar de Portugal, Ricardo Serrão Santos, falou sobre a preparação da 2ª. Conferência dos Oceanos no país em parceria com o Quênia.

Serrão Santos acredita que no contexto pós-pandemia, a oportunidade é para mais do que nunca se abordar a questão de conservação e uso sustentável dos oceanos de uma forma eficaz.

Natureza

Em entrevista à ONU News, de Nova Iorque, o ministro português destacou que a pandemia ensina que o homem é parte frágil da natureza e não deve perturbá-la.

“Está a ser uma experiência muito útil, muito interessante. Vê-se a motivação dos Estados-membros e as organizações têm para levarem para a frente a agenda dos oceanos e para levarem para frente também o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 14, que tem a ver, de facto, com o oceano mais saudável. Tem a ver com a conservação e a sustentabilidade do oceano e com a sustentabilidade dos recursos vivos marinhos de que somos dependentes. De facto, há grande necessidade que cuidemos dele e que ele continue a ser produtivo.”

Banco de Imagem Coral Reef/David Gros

ONU pede que não se perca a oportunidade de uma “recuperação azul

Portugal quer o mundo em “mãos à obra” para assegurar a retoma da conservação e do uso sustentável dos oceanos . Para ele, o curso “não onde foi interrompido, mas impulsionado pelas experiências boas e más” do ano de crise tendo, em mira uma transformação para as sociedades.

Sustentabilidade

O presidente da Assembleia Geral diz haver cada vez maior consciência de como um oceano saudável é fundamental para uma economia saudável, ao ver países e cidades priorizando as áreas costeiras e marinhas em detrimento do turismo.

Entre setores em ação nesse sentido estão os de proteção de áreas úmidas, esforços de combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, além do transporte marítimo e da extração de recursos.

Portugal destacou a preparação da 2ª. Conferência do Oceano

Bozkır apelou aos Estados que combinem e aumentem seus esforços em favor dos oceanos com novas abordagens de governança, políticas e mercados que incentivem a lucratividade e a sustentabilidade pelas pessoas e pelo planeta.

Ele considera crucial que não se perca a oportunidade de uma “recuperação azul” para construir resiliência, especialmente em pequenos países insulares em desenvolvimento.

Áreas costeiras

Para Bozkir, construir uma economia oceânica sustentável é uma das tarefas mais importantes e maiores oportunidades de nosso tempo. O processo “afeta muitos outros ODS, desde Fome Zero, Trabalho Decente e Consumo Responsável”.

O apelo feito aos governos, às indústrias e partes envolvidas da sociedade civil e grupos de cidadãos é que continuem unindo forças para desenvolver e implementar soluções oceânicas.

No encontro também participou o enviado especial do secretário-geral para o Oceano, Peter Thomson.

ONU acolheu Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 sobre a Vida Debaixo da Água

Comentários para "Portugal confirma Conferência dos Oceanos para junho de 2022":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório