Decisão determina que Rodriguez dê continuidade ao governo e à defesa do país diante da ausência forçada do presidente
Portal Bdf - 04/01/2026 20:05:29 | Foto: A vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez. - Arquivo/China Media Group
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) nomeou a vice-presidente do país Delcy Rodriguez como presidente interina do país, após a invasão militar e o sequestro do presidente do país, Nicolás Maduro, pelo governo dos Estados Unidos na madrugada de sábado (3).
A decisão determina que Rodriguez dê continuidade ao governo e à defesa da soberania do país. A decisão do TSJ ocorreu por não haver previsão na Constituição em casos como esse, conforme explicou a presidente da Câmara Constitucional do TSJ, Tania D’Amelio Cardiet, em comunicado.
O texto da decisão lido por Cardiet, afirma que o que ocorreu neste sábado é uma situação excepcional e não está expresso na Constituição o que deve ser feito nesses casos e, ao mesmo tempo, exige uma “ação cautelar urgente e preventiva” para “garantir a continuidade administrativa do Estado e da defesa da Nação”.
Em pronunciamento realizado na televisão estatal neste sábado (3), Rodriguez afirmou que Maduro é o único presidente do país e que a Venezuela “não será colônia de qualquer nação”.
Delcy Rodriguez é advogada e desde 2018 ocupa o cargo de vice-presidente do país. Anteriormente ocupou o cargo de ministra da Economia e da Comunicação e Informação. Ela é irmã de Jorge Antonio Rodriguez, atual líder da Assembleia Nacional. Os dois são filhos de Jorge Antonio Rodriguez, um dos fundadores da Liga Socialista da Venezuela na década de 1960, movimento do qual ela e o irmão também fizeram parte.
Maduro foi sequestrado nas primeiras horas do sábado em um ataque criminoso realizado pelos Estados Unidos em Caracas, capital da Venezuela. Uma ação condenada internacionalmente, inclusive pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Após o ataque, o presidente da Venezuela e sua esposa, Cilia Flores, foram sequestrados e levados para o Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês) na cidade de Nova York.
Em pronunciamento realizado ainda neste sábado (3), Trump disse que os EUA vão administrar o país até que haja uma “transição adequada” e assumiu a intenção de controlar o petróleo da Venezuela, país que detém as maiores reservas petrolíferas do mundo.
Editado por: Geisa Marques
Comentários para "Suprema Corte da Venezuela determina que vice Delcy Rodriguez assuma presidência interinamente após sequestro de Maduro":