Da Redação / Do Estadão Conteúdo, Com Informações De Agências Internacionais / Foto: Pública - Pixabay - 03/12/2018 - 19:09:24
O governo do Uruguai rejeitou nesta segunda-feira, 3, o pedido de asilo do ex-presidente do Peru, Alan García, que buscou proteção no consulado uruguaio em Lima depois de um juiz reter seu passaporte na investigação sobre supostas propinas pagas pela construtora brasileira Odebrecht.
Ao negar a solicitação, o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, disse que não havia provas que respaldassem a alegação de García de que era perseguido politicamente pelo atual presidente peruano Martín Vizcarra.
O ministro de Relações Exteriores do Peru, Nestor Popolizio, disse que García já deixou a representação diplomática uruguaia em Lima. "Tenho a informação do embaixador (uruguaio) Carlos Barros que (Alan García) já se saiu da embaixada", disse Popolizio a uma rádio de Lima.
García, de 69 anos, se refugiou no consulado uruguaio em 20 de novembro depois da ordem de um juiz que o proibiu de sair do país durante 18 meses - período em que serão investigadas as denúncias de que ele recebeu propina da Odebrecht durante seu segundo mandato (2006-2011).
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
A empresa, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciou abertura que vai gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.
Milhares de burquinenses que se deslocaram pelo massacre em Seytenga encontraram segurança além da fronteira com o Níger.
Acordo foi assinado em março de 2011, no governo Dilma Rousseff, e entrou em vigor em maio de 2018, na gestão de Michel Temer, após aprovação pelo Congresso.
Aliados de Bolsonaro acham que presidente errou
O logotipo do Acnur é apresentado, pela primeira vez, no uniforme dos jogadores da principal equipe masculina e feminina do time espanhol
Apesar de toda a movimentação militar em Atalaia, amigos de Pelado continuam entrando e saindo de terras indígenas com embarcações que levam freezers para pescados
Comentários para "Uruguai rejeita dar asilo a ex-presidente peruano acusado de corrupção":