×
ContextoExato
Responsive image

Aumenta a procura por novos passaportes. E Portugal está na mira

Aumenta a procura por novos passaportes. E Portugal está na miraFoto: Pixabay

Comprar a nacionalidade é um negócio em alta. E Portugal está na mira

Diário De Notícias - 09/08/2020 - 20:58:29

Pandemia está a aumentar a procura por novos passaportes, uma forma de os super-ricos manterem a mobilidade e a segurança.

Em Portugal os vistos Gold permitem pedir o passaporte nacional ao fim de cinco anos, sob determinadas condições de investimento.

A pandemia tem feito aumentar a procura de programas de cidadania por investimento - em Portugal, os famosos vistos Gold - por parte dos super-ricos, que face ao novo contexto internacional causado pela covid-19 procuram garantir condições de mobilidade e segurança.

De acordo com um trabalho publicado pela CNN, a pandemia tem levado a elite financeira mundial a apostar na aquisição de passaportes diferentes da sua nacionalidade de origem. "As pessoas procuram a segurança de uma cidadania alternativa, que lhes dá um plano B", refere à CNN Travel Dominic Volek, da empresa de consultoria de residência Henley & Partners. Durante os últimos anos as principais motivações para recorrer aos chamados CIP (Programas de Cidadania por Investimento) têm sido a liberdade de movimentos, benefícios fiscais e estilo de vida. Mas a estes fatores juntam-se agora a resposta à pandemia e a qualidade do serviços de saúde. A mesma empresa revela que registou um aumento de 49% nas consultas sobre estes programas, no período entre janeiro e junho deste ano. E o número de pessoas que entraram com um pedido, na sequência de uma consulta, aumentou 42% na comparação entre o último trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020.

Em causa estão grandes investidores, à escala global - que, estima a CNN, tendem a ter um património entre dois milhões e 50 milhões de dólares - que querem manter uma elevada mobilidade e uma igualmente elevada qualidade de vida. E, nesta altura e para o futuro, segurança face a esta ou outras pandemias que possam vir a surgir.

Comentários para "Aumenta a procura por novos passaportes. E Portugal está na mira":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório