×
ContextoExato
Responsive image

China continuará seu apoio a Portugal no combate contra Covid-19, diz embaixador

China continuará seu apoio a Portugal no combate contra Covid-19, diz embaixadorFoto: Xinhua Agência

A China continuará apoiando Portugal na luta contra a pandemia da COVID-19, afirmou Cai Run, embaixador chinês em Portugal, nesta segunda-feira.

Xinhua Agência Do Governo Da China - 07/04/2020 - 17:17:51

"A China apoiou ativamente os lados português e europeu no combate à pandemia, fornecendo materiais relevantes e facilitando a compra de materiais preventivos na China", disse o embaixador em uma entrevista à televisão nacional portuguesa RTP.

Ele divulgou que, de acordo com as estatísticas preliminares até o momento, as doações da China que chegaram ou estão chegando a Portugal incluem 632 mil máscaras médicas, 135 mil máscaras N95, 102 mil pares de luvas médicas, 6.450 roupas de proteção, 3.500 óculos de proteção, 5 mil kits de teste de ácido nucleico, e mais de 100 respiradores, entre outros equipamentos médicos.

As doações foram feitas pelas autoridades provinciais e municipais da China, empresas chinesas que operam em Portugal e comunidades chinesas em Portugal, disse o embaixador.

Ele disse à RTP que a China também compartilhou sua experiência na prevenção, teste e tratamento de COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, prometendo que a China continuará com seu apoio.

"O lado chinês continuará oferecendo mais doações e, ao mesmo tempo, fornecerá assistência ao lado português na compra desses materiais na China", disse Cai.

O embaixador também expressou seu apreço pela solidariedade e apoio que o governo e o povo portugueses demonstraram à China durante sua luta crítica contra a pandemia.

Os esforços conjuntos no combate à COVID-19 pelos dois países "aprofundarão a parceria estratégica abrangente sino-portuguesa, bem como a amizade e a confiança mútua entre os dois povos", observou ele.

Até o momento, Portugal registrou 11.730 casos de COVID-19 e 311 mortes, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários para "China continuará seu apoio a Portugal no combate contra Covid-19, diz embaixador":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório