Universidade De Coimbra - 04/01/2021 - 15:36:22
O cientista Manuel Gameiro da Silva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um simulador capaz de prever a quantidade de vírus SARS-CoV-2 inalada pelas pessoas em ambientes no interior de edifícios.
Considerando a intensidade da fonte, a dimensão do espaço, o caudal de ar existente – que possa atenuar a carga viral –, o uso ou não de máscara e o tempo de permanência previsto, o modelo informático consegue determinar a quantidade de vírus inalada no período de permanência nesse ambiente.
De acordo com o catedrático da FCTUC, esta ferramenta pode ser muito útil para a gestão de edifícios (escolas, escritórios, etc.), «pois consegue prever os mais diversos cenários, possibilitando assim a adoção de medidas para evitar o risco de contágio. Imaginemos uma sala de aula: sabendo a dimensão da sala, os alunos que vão estar presentes, a duração da aula e o caudal de ar no espaço, o simulador permite prever o nível de exposição a que cada utilizador vai estar sujeito em cada momento, o que permite tomar medidas para mitigar o risco, por exemplo, abrir janelas para renovar o ar ou reduzir o tempo de permanência na sala de aula».
A vantagem deste simulador, designado “Covid-19 – calculador da dose de exposição”, reforça o investigador, «é que simula simultaneamente as evoluções das concentrações do vírus e do CO2 metabólico, com base no conjunto dos fatores que são importantes na cadeia de transmissão da Covid-19, permitindo uma abordagem mais informada na tomada de decisões relacionadas com a gestão de edifícios e respetivos equipamentos».
O investigador tenciona agora adaptar o modelo a uma App (aplicação informática) simples e intuitiva, de modo a que qualquer cidadão possa utilizar esta ferramenta.
Dia da Língua Portuguesa foi reconhecido pela Unesco em 2019
O Turismo de Portugal disponibiliza um novo Curso de Cozinha e Pastelaria de Base Vegetal ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Porto.
Em nota a fabricante brasileira afirma que a parceria é mais uma oportunidade para o aumento da capacidade produtiva destas duas unidades
Mudança na lei beneficia, em especial, netos de portugueses
Estudo apoiado pela ONU alerta que desafios à economia global acentuam o risco de uma década perdida
Portugal exporta milhões de litros de vinho por ano e o destaque é para sua maior região, que apresenta uma oferta invejável em atividades para os amantes da bebida
Francisco André falou à ONU News, durante sua visita às Nações Unidas em Nova Iorque
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu nesta quinta-feira um decreto do governo retirando o uso obrigatório de máscaras para quase todas as situações.
O Conselho de Ministros aprovou a declaração de situação de alerta em todo o território nacional continental e introduziu alterações às normas que vigoram atualmente, entre as quais o uso de máscara.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) registrou 68.981 pedidos para a aquisição da nacionalidade portuguesa.
O Governo vai lançar este ano a nova Estratégia da Cooperação Portuguesa até 2030.
Comentários para "Cientista de Coimbra desenvolve simulador para diminuir risco de contágio de Covid-19 no interior de edifícios":