×
ContextoExato
Responsive image

Cientistas pedem desbloqueio de dados sobre Covid-19 para investigação

Cientistas pedem desbloqueio de dados sobre Covid-19 para investigaçãoFoto: José Carmo/global Imagens

Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, é o primeiro signatário da petição

Inês Schreck Jn - 21/03/2020 - 07:47:03

Depois de uma carta aberta ao Governo, agora o pedido surge em forma de petição. Milhares de pessoas apelam à tutela para que liberte rapidamente os dados sobre a Covid-19 em Portugal para fins científicos.

Em menos de 24 horas, mais de 1700 pessoas assinaram a petição online que pede que o Governo português disponibilize com a maior brevidade - "horas e não dias" - os dados de todos os doentes suspeitos (confirmados ou não) de Covid-19 para fins de investigação científica.

"O objetivo é pôr os investigadores portugueses a trabalhar com estes dados, garantindo a sua total confidencialidade, de modo a ajudarem as autoridades públicas e de saúde a encontrar respostas mais eficazes para combater a pandemia", referem.

"O primeiro apelo que fizemos, através da carta aberta, foi bem recebido, mas o que precisamos é que a ideia se concretize com celeridade", afirmou, ao JN, Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

O primeiro signatário da petição, Nuno Sousa, acredita que a disponibilização imediata da informação permitirá obter resultados que ajudarão a melhor orientar os portugueses e a criar modelos de pré-triagem mais eficazes.

Além de Nuno Sousa, a petição tem signatários como Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Carlos Oliveira (conselheiro do Conselho Europeu de Inovação) e investigadores da FMUP, do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

"Cenários de emergência como o que vivemos atualmente requerem respostas imediatas que não se coadunam com atrasos na disponibilização de dados para a comunidade científica", refere o manifesto. "Existe em Portugal uma comunidade científica de grande qualidade que está disponível para ajudar a encontrar as respostas que o país necessita para fazer frente a esta pandemia e urgência de saúde pública no imediato, mas também a médio e longo prazo", realçam os docentes e investigadores.

Esta iniciativa surge depois de uma carta aberta, endereçada no início da semana aos órgãos do governo, pelos mesmos signatários da petição.

Comentários para "Cientistas pedem desbloqueio de dados sobre Covid-19 para investigação":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório