Marco Palma acredita que seu trabalho trouxe reunião de famílias e de amigos através dos oceanos e mares.
Agência Xinhua De Notícias - 02/03/2022 00:07:13 | Foto: Marco Palma, comissário de bordo da Capital Airlines, oferece serviços aos passageiros. (Foto oferecida pela Capital Airlines
Quando se fala em Lisboa, Portugal, a primeira coisa que vem à mente é a beleza e o romantismo desta cidade histórica, com coloridas ruas, bondes e luzes. Graças ao voo direto entre a China e Portugal, Marco Palma, um português que vivia em Lisboa, veio para a China, e se tornou um comissário de bordo da Capital Airlines, atendendo passageiros no voo direto China-Portugal.
Em julho de 2017, a Capital Airlines abriu um voo direto entre Beijing, capital da China, e Lisboa, capital de Portugal. Esta rota marca que China e Portugal finalmente encerraram a história de escala obrigatória em outros países e entraram em uma nova era de voos diretos. A abertura da rota, que é considerado uma "Rota da Seda Aérea" entre a China e o país europeu, coincide com o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Em abril de 2018, Marco Palma, que domina três idiomas --chinês, português e inglês-- se tornou beneficiário e contribuinte dos voos diretos China-Portugal após uma seleção rigorosa. Ele disse que a China é um país antigo e moderno, cuja profunda cultura tradicional é muito atraente para ele, e se tornar um membro da tripulação de cabine lhe dá mais oportunidades de viajar e desfrutar das comidas na China.
No trabalho, ele é meticuloso e tomará a iniciativa de se comunicar com passageiros de todo o mundo para ajudá-los em viagens e escalas. Às vezes, ele ajuda colegas e passageiros a fazer traduções. Depois de ingressar na Capital Airlines, em mais de 3 anos ele voou quase 2 mil horas e se tornou um experiente comissário de bordo de duas classes.
Para ele, cada voo é inesquecível e as viagens no voo lhe deram muitas boas lembranças. Lembrou-se de uma ocasião em que um velho casal proveniente de Macau ia visitar parentes em Lisboa. O casal disse que não voltava a Lisboa havia muito tempo, porque ficou idoso demais para fazer tantas escalas, e agora só precisa de um tempo de sono para chegar a Lisboa.
Marco Palma acredita que seu trabalho trouxe reunião de famílias e de amigos através dos oceanos e mares.
Durante a epidemia da COVID-19, os membros da tripulação de cabine usavam roupas de proteção grossas. Para diminuir a frequência de ir ao banheiro, eles quase não bebiam água no voo, mas ainda precisam de dar sorrisos e serviços mais sinceiros. Marco Palma disse que a virtude tradicional de trabalho duro e o otimismo do povo chinês durante dificuldades o inspiraram. Seus colegas se respeitam e se tratam como iguais, o que prova que sua decisão de vir para a China como um membro da tripulação de cabine é uma escolha correta.
Os comissários de bordo dos voos internacionais se tornaram um trabalho de alto risco durante a epidemia. A Capital Airlines distribui máscaras médicas, luvas descartáveis, kits sanitários e outros equipamentos de proteção para os comissários de bordo, agiliza o abastecimento de alimentos e otimiza os processos de atendimento. Cada voo está vinculado aos departamentos de quarentena de terra para detectar as condições físicas dos passageiros e tripulantes a bordo. Marco Palma observou os esforços unidos da China na combate à epidemia e acha que as conquistas antiepidêmicas da China foram notáveis.
O voo direto da Capital Airlines entre Beijing e Lisboa foi posteriormente alterado para fazer uma parada em Xi'an antes de voar para Lisboa. A rota foi suspensa temporariamente devido à epidemia em Xi'an há alguns dias, e Marco Palma continuou ficando em Beijing para garantir as rotas domésticas. Ele está ansioso para a retomada da rota aérea entre Xi'an e Lisboa o mais cedo possível e espera reunir com sua família em breve e receber mais amigos chineses a visitar Portugal.
Comentários para "Comissário de bordo que testemunha voo direto entre China e Portugal diz que cada voo é inesquecível":