Segundo o comunicado do INE, o crescimento do PIB deve-se a uma "contribuição positiva da demanda interna", com aumento do consumo privado e do investimento.
Agência Xinhua De Noticias - 01/02/2022 10:40:42 | Foto: Reprodução Pixabay
O Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 4,9% em 2021, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esse foi o maior aumento da economia portuguesa desde o ano de 1990, o que é explicado pela "queda histórica de 8,4% em 2020, após os efeitos notavelmente adversos da pandemia COVID-19 sobre a atividade econômica", disse o INE.
Segundo o comunicado do INE, o crescimento do PIB deve-se a uma "contribuição positiva da demanda interna", com aumento do consumo privado e do investimento.
Por outro lado, a demanda externa líquida foi "muito menos negativa em 2021", disse o INE, acrescentando que há "crescimento significativo" nas importações e nas exportações de bens e serviços.
De acordo com o comunicado do INE, o PIB português cresceu 5,8% no quarto trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
Os dados divulgados superam levemente as estimativas do governo de crescimento econômico de 4,8% para o ano passado, de acordo com as projeções do Banco de Portugal e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O desempenho da economia portuguesa também ficou acima das projeções das principais instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que projetava crescimento de 4,4%, e a Comissão Europeia, que previa um aumento de 4,5%.
Comentários para "Economia portuguesa cresce 4,9% em 2021, segundo INE":