×
ContextoExato
Responsive image

Ensino Superior presencial em Portugal pode ser complementado com ensino à distância

Ensino Superior presencial em Portugal pode ser complementado com ensino à distânciaFoto: República Portuguesa

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na abertura de uma escola de verão no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Barcelos

República Portuguesa - 28/07/2020 - 19:03:40

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o ensino presencial «pode e deve ter algumas componentes de ensino à distância».

Em Barcelos, na abertura de uma escola de verão no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, o Ministro salientou que «há áreas onde é importante ter ensino à distância», mas reiterou que «os cursos não estão acreditados para que o ensino seja totalmente à distância».

«O objetivo é um: que o ensino seja presencial. Mas sabemos que este objetivo tem de ser cumprido com muita responsabilidade e muito realismo face às condições que vamos tendo a cada semana», acrescentou.

Manuel Heitor referiu que os docentes e os estudantes terão de ter capacidade crítica para discernir «o que pode ser feito à distância e o que não pode, nem deve, ser feito à distância».

A crise sanitária que o mundo atravessa é um desafio ao qual às instituições devem responder com inovações pedagógicas, liando a presença nas aulas com outro tipo de trabalho, nas empresas, e com a autoaprendizagem.

Durante a visita, o Ministro reiterou também a meta do Governo de atingir os 60% dos jovens com 20 anos no Ensino Superior até 2030. «O desenvolvimento de um país passa pelo conhecimento», frisou.

Comentários para "Ensino Superior presencial em Portugal pode ser complementado com ensino à distância":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório