Governo de Portugal finaliza assinatura de acordos para remoção de amianto em escolas

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na última sessão de assinatura de acordos de colaboração para a remoção de amianto em escolas, Barreiro

Governo de Portugal finaliza assinatura de acordos para remoção de amianto em escolas
Governo de Portugal finaliza assinatura de acordos para remoção de amianto em escolas

República Portuguesa - 28/07/2020 19:12:59 | Foto: João Bica - República Portuguesa

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, e o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, participaram na última sessão de assinatura de acordos de colaboração para a remoção de amianto em escolas.

No Parque da Cidade, no Barreiro, o acordo foi assinado com os municípios de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve e insere-se num programa nacional que disponibiliza 60 milhões de euros para intervenções em mais de 600 escolas de todo o País.

Nos dias anteriores, o Governo também já tinha assinado acordos de colaboração com 58 municípios da região norte, em Gaia, e com 56 autarquias da região centro, em São Pedro do Sul. As intervenções são financiadas pelos fundos dos programas operacionais regionais e incluem cerca de 250 escolas da região norte, mais de 100 escolas na região centro e mais de 250 escolas nas regiões da Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.

As intervenções são uma aposta na escola pública, como tem vindo a sublinhar o Ministro da Educação, que destacou igualmente a importância das parcerias com o poder local que, nos últimos quatro anos, tem contribuído para «melhorar muito a qualidade do edificado escolar».

O protocolo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a remoção de amianto em edifícios escolares foi assinado a 23 de junho, na Escola Secundária da Ramada, em Odivelas.

O Primeiro-Ministro António Costa destacou que estas intervenções vão dinamizar a criação de emprego, que é um dos objetivos do Programa de Estabilização Económica e Social. Como estas intervenções não mobilizam verbas avultadas, «podem ser realizadas descentralizadamente pelos municípios e contribuir para reanimar o setor da construção», disse na altura.

Comentários para "Governo de Portugal finaliza assinatura de acordos para remoção de amianto em escolas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório