×
ContextoExato
Responsive image

“Nada irregular”, diz Ibaneis sobre receber cota do orçamento secreto

“Nada irregular”, diz Ibaneis sobre receber cota do orçamento secretoFoto: Walter Campanato - Agência Brasil

Governador do DF recebeu R$ 15 milhões. Parte da verba foi destinada a prefeituras do Piauí, estado de origem do emedebista

Ana Karolline Rodrigues - Portal Metrópoles - 13/05/2021 - 18:29:15

Após cerimônia no Palácio do Buriti na manhã desta quinta-feira (13/5), o governador Ibaneis Rocha (MDB) falou sobre a reportagem do jornal O Estado de São Paulo revelando que o emedebista recebeu R$ 15 milhões do orçamento secreto, criado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para aumentar sua base de apoio no Congresso. Após ser questionado pelo Metrópoles, o mandatário do DF disse que “não tem nada de irregular” com o repasse do valor.

“Eu recebi através do trabalho que a gente faz junto aos parlamentares, de emendas para trabalhos que foram feitos aqui na cidade. Um dos projetos chama-se Caminho das Escolas, pelo qual vamos asfaltar [ruas] próximas a escolas rurais, para que as crianças não andem nas estradas de terra. E tudo isso veio de forma legal. Foi destinado à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), que está fazendo investimento aqui na nossa região, com o trabalho que nós fizemos de incluir parte do Distrito Federal, na área de influência da Codevasf”, declarou Ibaneis.

De acordo com a reportagem publicada pelo Estadão nesta quinta-feira (13/5), parte do dinheiro do Ministério do Desenvolvimento Regional foi direcionada ao Distrito Federal, e o outro montante, repassado ao Piauí, estado de origem do titular do Palácio do Buriti.

Ibaneis indicou a verba para compra de veículos, máquinas, obras de escoamentos e pavimentações. E ainda para despesas administrativas e de fiscalização da Codevasf, estatal com sede em Brasília.

Sobre esse envio ao estado nordestino, Ibaneis afirmou que “diz respeito a algumas prefeituras, também através de emendas parlamentares”. “Mas está tudo dentro da legalidade, dentro da normalidade”, reforçou.

“Eu não consigo entender de onde vem essa definição de orçamento secreto. O orçamento é muito claro, tudo publicado em Diário Oficial e destinado a órgãos públicos que estão realizando os trabalhos. Agora, daí em diante, cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) fazer a análise e dizer se está certa ou errada a publicação desse orçamento”, acrescentou.

O governador explicou também que as emendas chegaram ao DF destinadas à Codevasf, que está fazendo as licitações e vai executar o serviço. “Eu não sei o que tem de secreto nisso. Não tem nada de secreto”, ressaltou.

Ainda sobre o repasse ao Piauí, Ibaneis enfatizou que “está tranquilo em relação a isso”. “São prefeituras que têm direito a receber também emendas, porque estão dentro da área da Codevasf. Isso é a coisa mais natural que existe”, pontuou.

“Quero que todos entendam que eu sou um político que saí da esfera do Distrito Federal e tenho projeção nacional, inclusive com apoio de prefeituras de diversos estados do Brasil. Eu criei, por exemplo, aqui no âmbito do Distrito Federal, a Secretaria de Relações Institucionais, onde a gente busca dar apoio aos prefeitos do Entorno, onde a gente busca recursos para esses prefeitos, porque a gente sabe que melhorando a vida dessas pessoas, nós melhoramos também a condição de vida aqui no DF.”

“Não tem nada que me abale no que diz respeito ao recebimento dessas emendas, e quero dizer mais: eu vou continuar buscando mais emendas, tanto para o DF como para outras regiões, porque acho que esse é o trabalho de um político, ajudar as populações”, assinalou Ibaneis Rocha, após lançamento do Programa Educador Esportivo Voluntário no Buriti.

Comentários para "“Nada irregular”, diz Ibaneis sobre receber cota do orçamento secreto":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório