Desde o início da pandemia, o Brasil já registrou mais de 10,5 milhões de casos de Covid-19. O número é tão alto que supera a população inteira de Portugal, que tem 10,2 milhões de habitantes
Maria Fernanda Garcia - Observatório Do 3° Setor - 03/03/2021 22:05:26 | Foto: Pixabay
O ano de 2021 teve recorde no Brasil inteiro de casos e mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia, o Brasil já teve mais de 10,5 milhões de infectados pela doença. O número é tão alto que supera a população inteira de Portugal, que tem 10,2 milhões de habitantes.
O número de mortos pela Covid-19 no Brasil passa de 255 mil, quase o dobro da população de Aruba, um país muito procurado por suas praias por turistas do mundo todo.
O Brasil continua a bater sucessivos recordes de óbitos, enquanto o número de novos casos cresce rapidamente. Os sistemas de saúde de vários estados não estão conseguindo dar conta dessa demanda e estão no seu limite.
Na contramão da maioria dos países do mundo, o Brasil segue sem planejamento do governo federal no combate à pandemia. O negacionismo do presidente Jair Bolsonaro, que minimiza a doença e é contra o uso de máscaras e o distanciamento social, acaba se refletindo na população.
Festas de fim de ano e o Carnaval, mesmo que cancelado oficialmente, fizeram hospitais do país inteiro ficarem lotados e o número de mortes disparar.
Como não houve planejamento, o Brasil segue atrasado na vacinação contra a Covid-19, sem data definitiva para vacinar pelo menos a população mais vulnerável à doença.
A situação é tão grave que Santa Catarina já está transferindo pacientes por não ter mais leitos disponíveis. São Paulo bateu recorde de internações. A lotação está sendo atingida até mesmo em alguns dos maiores hospitais privados do país, como o Sírio Libanês e o Albert Einstein, em São Paulo, nos quais já há fila de espera de pacientes por leitos de UTI.
Até o momento, só 3,11% da população brasileira já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O número é ainda menor se contabilizadas apenas as pessoas que já receberam a 2ª dose. Foram 1,93 milhão até agora, ou 0,91% da população.
Por falta de vacinas, capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e São Luís chegaram a interromper a imunização e só puderam retomar alguns dias depois, com a chegada de novos lotes.
Fontes: BBC Brasil e Wikipédia
Comentários para "Número de infectados por covid no Brasil supera a população de Portugal":