Portugal criará zonas livres tecnológicas para energias limpas

Galamba disse que vai haver

Portugal criará zonas livres tecnológicas para energias limpas
Portugal criará zonas livres tecnológicas para energias limpas

Agência Xinhua De Noticias - 15/10/2021 07:17:13 | Foto: Pixabay

Portugal vai criar três zonas francas tecnológicas (ZLTs) com uma profunda avaliação legislativa do setor de energia para a geração de energias limpas e renováveis, anunciou nesta terça-feira um funcionário.

O secretário de Estado Adjunto e de Energia de Portugal, João Galamba, disse que o novo plano irá incluir o desenvolvimento de uma ZLT para energia oceânica offshore, uma para energia onshore e outra para uma combinação de agricultura e energia.

As ZLTs são espaços físicos para teste de novas tecnologias, permitindo a experimentação de inovações sob legislação especial e controle por órgãos reguladores.

Galamba disse que vai haver "uma revisão profunda de toda a legislação do setor elétrico em Portugal".

O governante fez o pronunciamento na cidade de Viana do Castelo, no norte de Portugal, durante a assinatura do memorando de entendimento para a criação da "primeira Comunidade de Energia Renovável industrial do país".

"Queremos aproveitar na medida do possível o potencial eólico offshore porque Portugal tem condições ímpares na Europa e já tem um projeto-piloto", disse, referindo-se ao projeto WindFloat Atlantic, que fez de Portugal o primeiro país da Europa continental a construir um parque eólico flutuante no mar.

Comentários para "Portugal criará zonas livres tecnológicas para energias limpas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório