Portugal investirá 156 milhões de euros para prevenir incêndios florestais

Cabrita explicou em entrevista coletiva que os investimentos serão financiados com fundos europeus

Portugal investirá 156 milhões de euros para prevenir incêndios florestais
Portugal investirá 156 milhões de euros para prevenir incêndios florestais

Portal Xinhua De Noticias - 11/03/2021 09:18:51 | Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Portugal anunciou na quinta-feira que investirá 156 milhões de euros (188 milhões de dólares americanos) até 2030 em uma "estratégia nacional" de proteção civil preventiva contra incêndios em florestas, matas e pastagens de biodiversidade.

Os investimentos estão previstos no "Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Incêndios Rurais", que foi aprovado em Conselho de Ministros portugueses.

O projeto inclui cinco objetivos estratégicos, incluindo medidas de "conhecimento, gestão e redução de riscos", bem como "mecanismos para uma melhor preparação dos cidadãos e do sistema para ocorrências".

"Este é um caminho que envolve as áreas de governo em estreita ligação com as autoridades locais e os agricultores para se prepararem tanto para a mitigação como para a resposta em caso de incêndio rural", afirmou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Segundo ele, um dos investimentos será a aquisição de mais 14 veículos aéreos para combate a incêndios rurais até 2026, entre helicópteros e aviões anfíbios.

Cabrita explicou em entrevista coletiva que os investimentos serão financiados com fundos europeus.

Em 2020, Portugal registou a segunda maior área afetada por incêndios florestais na União Europeia, com pelo menos 61.000 hectares queimados, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais

Comentários para "Portugal investirá 156 milhões de euros para prevenir incêndios florestais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório