Xinhua News - 08/01/2021 - 09:35:31
O governo português decidiu nesta quinta-feira manter em vigor as medidas mais restritivas para conter a pandemia de COVID-19, prorrogando o estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro.
O primeiro-ministro português, Antonio Costa, disse que no final de semana de 9 a 10 de janeiro a circulação entre os municípios do país será proibida, com toque de recolher obrigatório a partir das 13h. Vinte e cinco municípios de "baixo risco" ficarão isentos dessa regra.
Segundo Costa, o objetivo é conter o recente aumento exponencial dos casos de vírus. Na semana passada, o número de infecções por coronavírus bateu o recorde diário do país.
Costa disse que estava considerando a adoção de "medidas ainda mais restritivas a partir da próxima semana" se o número de novos casos de COVID-19 não diminuir.
"Provavelmente vamos adotar medidas semelhantes às que tivemos em março (início da pandemia), mas sem comprometer o ano letivo, conforme aconselham os especialistas, com o funcionamento normal das escolas", disse.
Até 8 de janeiro, Portugal entrará no oitavo estado de emergência proposto pelo presidente da República e aprovado pelo parlamento.
Portugal relatou 9.927 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 456.533. Na quinta-feira, 95 mortes relacionadas ao coronavírus foram relatadas. Desde o início da pandemia, 7.472 pessoas morreram no país por causas relacionadas ao COVID-19.
Enquanto o mundo luta para conter a pandemia, a vacinação está em andamento em alguns países com as vacinas contra o coronavírus já autorizadas, incluindo Portugal.
Enquanto isso, 235 vacinas candidatas ainda estão sendo desenvolvidas em todo o mundo - 63 delas em testes clínicos - em países como Alemanha, China, Rússia, Grã-Bretanha e Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde nesta quarta-feira.
Após anos morando em Portugal escritor cria guia com mais de 2 mil palavras divergentes
"Nestas áreas do clima, energia e mobilidade, somos muito competitivos e capazes de atrair muito financiamento", disse a presidente da ANI, Joana Mendonça, à agência de notícias Lusa.
O governo português quer criar um novo visto que possibilite a entrada legal de estrangeiros que desejam vir ao país para procurar emprego
Destino português proporciona vivências imperdíveis aos seus visitantes
Mais brasileiros imigrando
Competição será disputada entre 5 e 17 de dezembro
Com o objetivo de facilitar o processo de busca documental, os especialistas desenvolveram um banco de dados inédito, com mais de um milhão de metadados
Mãe e seu bebê recém-nascido.
Moçambique e Suíça eram parte de um grupo de 62 Estados-membros que nunca tiveram assento no Conselho
Por que os azulejos se tornaram símbolo nacional?
Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Cravinho
Comentários para "Portugal mantém medidas estritas de contenção de Covid-19":