×
ContextoExato
Responsive image

Portugal mantém medidas estritas de contenção de Covid-19

Portugal mantém medidas estritas de contenção de Covid-19Foto: Pedro Fiuza/Xinhua

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, disse que no final de semana de 9 a 10 de janeiro a circulação entre os municípios do país será proibida, com toque de recolher obrigatório a partir das 13h

Xinhua News - 08/01/2021 - 09:35:31

O governo português decidiu nesta quinta-feira manter em vigor as medidas mais restritivas para conter a pandemia de COVID-19, prorrogando o estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro.

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, disse que no final de semana de 9 a 10 de janeiro a circulação entre os municípios do país será proibida, com toque de recolher obrigatório a partir das 13h. Vinte e cinco municípios de "baixo risco" ficarão isentos dessa regra.

Segundo Costa, o objetivo é conter o recente aumento exponencial dos casos de vírus. Na semana passada, o número de infecções por coronavírus bateu o recorde diário do país.

Costa disse que estava considerando a adoção de "medidas ainda mais restritivas a partir da próxima semana" se o número de novos casos de COVID-19 não diminuir.

"Provavelmente vamos adotar medidas semelhantes às que tivemos em março (início da pandemia), mas sem comprometer o ano letivo, conforme aconselham os especialistas, com o funcionamento normal das escolas", disse.

Até 8 de janeiro, Portugal entrará no oitavo estado de emergência proposto pelo presidente da República e aprovado pelo parlamento.

Portugal relatou 9.927 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 456.533. Na quinta-feira, 95 mortes relacionadas ao coronavírus foram relatadas. Desde o início da pandemia, 7.472 pessoas morreram no país por causas relacionadas ao COVID-19.

Enquanto o mundo luta para conter a pandemia, a vacinação está em andamento em alguns países com as vacinas contra o coronavírus já autorizadas, incluindo Portugal.

Enquanto isso, 235 vacinas candidatas ainda estão sendo desenvolvidas em todo o mundo - 63 delas em testes clínicos - em países como Alemanha, China, Rússia, Grã-Bretanha e Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde nesta quarta-feira.

Comentários para "Portugal mantém medidas estritas de contenção de Covid-19":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório