×
ContextoExato
Responsive image

Portugal priorizará vacinação e recuperação econômica e social durante presidência da UE

Portugal priorizará vacinação e recuperação econômica e social durante presidência da UEFoto: Pedro Fiuza/Xinhua

Logotipo da presidência de Portugal do Conselho da União Europeia é visto no Centro Cultural de Belém em Lisboa, Portugal, no dia 1 de janeiro de 2021. Em 1 de Janeiro de 2021, Portugal assumiu a presidência rotativa de seis meses do Conselho da UE pela quarta vez.

Agencia Xinhua - 04/01/2021 - 14:01:32

O primeiro-ministro português, António Costa, disse na sexta-feira que as prioridades durante a presidência do seu país no Conselho da União Europeia (UE) seriam o "sucesso da vacinação" contra o COVID-19 e a " recuperação econômica e social da Europa".

"Nos próximos seis meses, Portugal estará à frente da União Europeia (UE)", afirmou no Twitter, destacando o lema da presidência portuguesa "Tempo de entregar: uma recuperação justa, sustentável e digital".

De acordo com o chefe de governo português, a recuperação econômica e social da Europa será "baseada nos motores do clima e das transições digitais", e que para concretizar o "Pilar Europeu dos Direitos Sociais da União Europeia, ninguém será esquecido".

A terceira das prioridades anunciadas por Costa foi reforçar a "autonomia estratégica de uma União Europeia aberta ao mundo".

"Pois é tempo de agirmos juntos como comunidade de valores e prosperidade partilhada", concluiu Costa na sua primeira mensagem oficial quando Portugal assumiu a presidência do Conselho da UE.

O presidente do parlamento europeu, David Sassoli, dirigiu "os melhores votos de sucesso ao primeiro-ministro português no seu primeiro dia de presidência do conselho”, acrescentando que "estamos prontos para trabalharmos juntos, no interesse da UE e seus cidadãos, por uma recuperação social, justa, sustentável e digital".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em seu tweet, desejou "boa sorte a António Costa e à presidência portuguesa do Conselho da UE", dizendo que espera trabalhar com o primeiro-ministro para a recuperação da Europa e para a saúde dos cidadãos.

Comentários para "Portugal priorizará vacinação e recuperação econômica e social durante presidência da UE":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório